Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide inaugura novos leitos de enfermaria na Unidade Mista Itaqui-Bacanga

01/03/2023 00h19 - Atualizada em 29/05/2023 19h02

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta terça-feira (28), mais 12 novos leitos de enfermaria na Unidade Mista Itaqui-Bacanga. Estes somam-se aos 16 já entregues. Ao todo, a Prefeitura de São Luís entregará 34 novos leitos de enfermaria naquele centro de saúde, que passa por uma ampla reforma em diversos setores com o objetivo de oferecer mais comodidade e conforto aos pacientes.

"Estamos entregando mais saúde e qualidade no atendimento aos nossos pacientes da Unidade Mista Itaqui-Bacanga. Com estes novos leitos, damos prosseguimento à reestruturação da nossa rede municipal de saúde e vamos seguir com as obras. Outros espaços da unidade também serão recuperados e, em breve, teremos uma unidade de saúde mais preparada para atender com conforto a nossa população", disse o prefeito Eduardo Braide que, após a cerimônia de entrega dos novos leitos, visitou outras áreas da unidade, conversando com pacientes e funcionários.

Foram entregues duas enfermarias totalmente reformadas, climatizadas, com novos leitos adequados às normas hospitalares, com pontos de rede de gases medicinais completamente recuperados, instalações elétricas novas e também adequadas às normas hospitalares.

As duas enfermarias contam com banheiros acessíveis, próprios para uso de pessoas com deficiências. As enfermarias também foram completamente equipadas com materiais novos como macas, colchões e armários de cabeceira.

O secretário de Saúde, Joel Nunes, destacou que a reforma concretiza um desejo antigo da comunidade.

“A Unidade Mista Itaqui-Bacanga tem quase 40 anos e esta é a primeira reforma que ela recebe. Trata-se de uma intervenção importante, estrutural que abrange a resolução de problemas crônicos. São obras de qualidade, entregues à população pela gestão do prefeito Eduardo Braide que vai reformar toda a unidade de saúde”, disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Obras

A entrega das novas enfermarias da Unidade Mista Itaqui-Bacanga faz parte do conjunto de obras de reformas realizadas pela Prefeitura de São Luís com o intuito de oferecer serviços com mais qualidade e dignidade à população, por meio da promoção de melhorias na rede municipal de saúde.

Presente à entrega, a integrante do Conselho Municipal de Saúde, Marcelina Soares Lindoso expressou a alegria da comunidade em receber os novos leitos.

“É um ganho muito grande, significa qualidade de vida. Agora, os nossos pacientes terão mais conforto e melhores resultados nos seus tratamentos. Com isto, quem ganha é a sociedade. Por isso,  agradecemos ao prefeito Eduardo Braide”, observou a conselheira.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide já entregou quatro enfermarias, que juntas somam 28 leitos. Hoje foram entregues mais 12 em duas enfermarias. A requalificação deste espaço significa muito, tanto para os usuários do Sistema único de Saúde (SUS), quanto para os funcionários que trabalham em um ambiente mais salubre, com mais qualidade que reflete no atendimento dos pacientes”, disse a diretora da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Alcione Araújo Sodré.

Também participaram da entrega dos novos leitos, a vice-prefeita, Esmenia Miranda; os secretários David Col Debella (Semosp); Diego Rodrigues (Semcas); a diretora do Socorrão I, Carolina Mitre; o diretor do Lacem, Luís Fernando Ramos; os vereadores Marlon Botão (PSB); o suplente de vereador, Charles dos Carrinhos (PRTB); o presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Professor River Sousa; e Alex Paiva, liderança comunitária, entre outras autoridades.