Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide se reúne com arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana

20/05/2022 13h41 - Atualizada em 28/05/2022 14h40

O prefeito Eduardo Braide e o arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, se reuniram, na manhã desta sexta-feira (20), na Cúria Metropolitana (Centro). Em quase duas horas de conversa, foram discutidos diversos assuntos sobre o dia a dia da cidade em áreas como educação, saúde, segurança alimentar entre outros. Também foi debatida a parceria entre a Prefeitura e a Arquidiocese para as celebrações de Corpus Christi 2022.

Dom Gilberto Pastana foi acolhido arcebispo de São Luís em julho do ano passado em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais, o prefeito Eduardo Braide. Devido aos compromissos de suas agendas, esta foi a primeira vez que ambos conseguiram se reunir em particular para debater questões da gestão municipal e do arcebispado.

“Dom Gilberto tem sido um grande líder e conselheiro desde sua ordenação. Por isso, este encontro de hoje é uma oportunidade de estreitar os laços e as parcerias entre a gestão municipal e a Igreja Católica em São Luís, visando benefícios para toda a nossa população. Tivemos uma conversa muito proveitosa e debatemos diversos assuntos de importância para a cidade. Em nossa gestão, mantemos o diálogo sempre aberto com todas as instituições, entidades e órgãos que trabalhem em prol da cidade como é o arcebispado de dom Gilberto”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Um dos principais assuntos foi a programação de Corpus Christi. A programação, realizada pela Arquidiocese de São Luís, ocorrerá em parceria com a Prefeitura de São Luís. A proposta é que a missa solene seja realizada no Estádio Municipal Nhozinho Santos, localizado na Vila Passos, Centro, que tem capacidade para reunir cerca de 12 mil pessoas.

“É sempre bom trabalhar em conjunto com os gestores públicos em busca de soluções para os problemas que assolam a vida da população. Juntos, Estado e Igreja, cada um com suas atribuições, podem fortalecer suas ações, garantindo uma vida mais digna para os cidadãos”, disse dom Gilberto Pastana.

Este ano a data será comemorada dia 16 de junho. A celebração católica acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa coincidindo com a quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante a conversa, o prefeito Eduardo Braide e dom Gilberto Pastana também acertaram a cessão de informações cartográficas pelo Município, por meio do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), para a Arquidiocese. Os mapas ajudarão na identificação da localização de capelas e outros pequenos templos católicos nas diversas comunidades de São Luís.

O prefeito Eduardo Braide e dom Gilberto Pastana falaram, na ocasião, sobre as ações da Prefeitura na área da segurança alimentar, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos, por meio do qual o Município compra a produção da Zona Rural da cidade para distribuição entre as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade; o programa Escola Nova, que tem reestruturado a rede escolar da capital, já tendo reformado metade das unidades de ensino, ações da limpeza urbana, entre outras políticas e investimentos da gestão municipal.