Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide participa da posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão (TRE-MA)

20/05/2022 10h38 - Atualizada em 27/05/2022 11h20

O prefeito Eduardo Braide participou da cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão (TRE-MA). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (19) na sede do órgão, na Avenida Senador Vitorino Freire, bairro Areinha. Participaram da solenidade as autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas municipal, estadual, federal, autoridades militares e eclesiásticas.

A desembargadora Angela Maria Moraes Salazar e o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida tomaram posse como presidente e corregedor do TRE-MA, respectivamente, durante sessão solene realizada no plenário Ernani Santos da sede do tribunal.

“Em 2022, a Justiça Eleitoral completou 90 anos de atuação no Brasil. E desde então seu trabalho tem sido fundamental para garantir importantes avanços para a democracia brasileira. Sua atuação é essencial para dar legitimidade a todo o processo eleitoral, assegurando os fundamentos constitucionais da soberania popular e da cidadania. A posse da desembargadora Angela Maria Moraes Salazar e do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida vem para fortalecer e dar continuidade ao importante papel que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão tem para os cidadãos do nosso estado”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A nova mesa diretora do TRE-MA comandará, no estado, as eleições majoritárias em que haverá escolha de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, em outubro deste ano.

A cerimônia teve início com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional em que o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos fez um balanço de sua gestão como presidente do TRE-MA. Ele também agradeceu aos membros da Corte, ao diretor-geral Luann Matos, aos secretários e às servidoras e servidores do tribunal.

“No período em que presidimos este egrégio tribunal demos continuidade ao importante trabalho desta Corte para o estado e para a democracia. Eu, os magistrados e todo o corpo de servidores e servidoras não medimos esforços para que nossa gestão fosse êxito. Por fim, espero que Deus continue a abençoar todos e que as eleições deste ano sejam tranquilas, sem problemas”, disse.

Após a fala do desembargador, foi realizada a eleição da mesa diretora do TRE-MA. De acordo com o Regimento Interno, os cargos de presidente e de vice e corregedor só podem ser ocupados por desembargadores. O desembargador José Luiz Oliveira de Almeida manifestou não ter interesse de concorrer e a desembargadora Angela Salazar foi empossada nova presidente do tribunal, cargo que ocupará até 1º de março de 2023, quando também encerra seu biênio na Corte Eleitoral.

“Assumimos a presidência desta Corte tendo como uma das importantes missões as Eleições 2022. Asseguro que não vamos medir esforços para cumprir este dever, mantendo a tradição deste tribunal de sempre zelar e garantir aos eleitores maranhenses que todo o processo ocorra com a transparência necessária e dentro de todos os trâmites que determinam a nossa Constituição”, disse a nova presidente do órgão.

A solenidade também marcou a despedida do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que tomou posse como membro efetivo do tribunal em 19 de maio de 2020 e presidiu a Corte a partir de 1º de março de 2021, tendo seu biênio encerrado na quinta-feira, 19 de maio.

Já na vaga de membro efetivo de Joaquim Figueiredo assumiu o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que foi aclamado vice-presidente e corregedor.