Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide recebe título de presidente honorário da Academia Ludovicense de Letras

11/05/2022 19h08 - Atualizada em 19/05/2022 13h05

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, recebeu, da Academia Ludovicense de Letras (ALL), o título de Presidente Honorário da instituição. A entrega do diploma e condecoração aconteceu na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal.

A entrega do título foi efetivada pelo imortal e atual vice-presidente da ALL, o escritor Roberto Franklin, que representou, na ocasião, a presidente da instituição, Jucey Santos de Santana.

"No nosso estatuto, reza o artigo 86 que o prefeito de São Luís é o nosso presidente honorário. Por isso, trouxemos o diploma e o colar da academia para condecorar o senhor Eduardo Braide, de quem esperamos, a partir de agora, a cooperação para o desenvolvimento e maior prestígio da academia", disse o vice-presidente da Academia Ludovicense de Letras.

Durante pronunciamento, o prefeito Eduardo Braide agradeceu a honraria e reconfirmou o apoio à instituição, que tem por finalidade o desenvolvimento e a difusão da cultura e das tradições literárias ludovicenses.

"A Academia Ludovicense de Letras é uma instituição de grande importância para a nossa cidade e receber o diploma de presidente honorário é uma satisfação imensurável. A Prefeitura de São Luís sempre estará de portas abertas para os seus membros, pois acreditamos que a literatura é uma das principais formas de contribuir para o desenvolvimento da sociedade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os membros da ALL presentes também aproveitaram para convidar o prefeito Eduardo Braide para o primeiro concurso literário promovido pela academia, voltado à premiação de produções nas modalidades contos e poesias. O evento acontecerá no mês de junho, e contará com a participação do escritor moçambicano Mia Couto.

Entre os presentes, estiveram os membros efetivos Osmar Gomes e Alexandre Lago; o secretário-geral, João Batalha; o segundo secretário, Álvaro Melo; o tesoureiro Irandi Marques Leite; a segunda tesoureira, Clores Holanda; e o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Osmar Filho.

Saiba mais

A Academia Ludovicense de Letras – ALL, cognominada Casa de Maria Firmina dos Reis, foi fundada em 10 de agosto de 2013, aos 190 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, como parte da programação do evento "Mil poemas para Gonçalves Dias", promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, pela Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA e pela Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão e do Brasil – SCLMA/SCLB, em celebração final do aniversário dos 400 anos da cidade de São Luís.