Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide participa das celebrações de encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição

09/12/2021 12h32 - Atualizada em 10/12/2021 10h26

O prefeito Eduardo Braide e a comunidade católica de São Luís se reuniram, na quarta-feira (08), para participar da missa de encerramento do tradicional Festejo de Nossa Senhora da Conceição, promovido pelo Santuário dedicado à santa no bairro Monte Castelo. A celebração aconteceu no Parque São João Paulo II, Centro.

“O fato de estarmos reunidos hoje para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição, que é também o Dia da Família, é mais uma demonstração de que estamos conseguindo vencer a pandemia. Por isso, é importante aproveitar o dia de hoje com muito amor, muita fé e orar para que os nossos pedidos de hoje sejam atendidos e a gente possa ter dias cada vez melhores para viver e trabalhar daqui para a frente”, disse o prefeito Eduardo Braide em sua chegada à celebração.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, na companhia de seu esposo Sandro Ribeiro, e a filha do casal, Sofia; e o secretário Municipal de Comunicação, Igor Almeida, acompanharam o prefeito Eduardo Braide no encerramento do festejo.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelo pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que se despede da missão que desempenhou à frente como Reitor do Santuário durante cinco anos.

Citando o Evangelho Segundo São Lucas em sua fala, Dom Gilberto destacou a importância do fiel deixar que a Palavra do Senhor se enraíze em seu coração.

“Queridos irmãos e irmãs, o coração é a centralidade da nossa vida. Se a Palavra de Deus não se enraíza no coração, nós certamente não acompanharemos o seguimento do Senhor. Porque a Palavra de Deus só produz efeito em nós quando ela chega na centralidade, no âmago da nossa vida, que é o coração. Assim fez Nossa Senhora, Maria. Ela absorveu em seu coração as palavras do anjo que Deus lhe enviou para lhe dizer a sua missão de ser a mãe de Cristo”, afirmou.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi a coroação de Nossa Senhora da Conceição. O festejo da Imaculada Conceição é uma homenagem a Maria que, desde sua concepção, no ventre de sua mãe, foi pura e imaculada por nascer sem o pecado original. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

O ato presencial foi limitado a convidados do clero maranhense, poucas pessoas da comunidade católica de São Luís, em especial do bairro Monte Castelo, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, autoridades civis e militares. A limitação ocorreu para que fosse garantido o cumprimento de todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Uma campanha de arrecadação de alimentos, por meio da troca das pulseiras de acesso ao Parque São João Paulo II, foi realizada como forma de atender as famílias carentes em torno da comunidade do Santuário da Conceição.

Para que todos os fiéis pudessem acompanhar a celebração toda programação foi transmitida ao vivo pelo canal do Santuário da Conceição no Youtube.

Após a celebração religiosa, os fiéis acompanharam shows dos artistas maranhenses Anastácia Lia, Alessandro Batista, Cecília Leite, Dory Lima, Emanuel Jesus, Mariana Rosa, Mirna Farias e Teresa Canto. O encerramento da noite foi com a cantora Fafá de Belém, artista brasileira devota de Nossa Senhora.