Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura realiza 1º Encontro São Luís + Empreendedora e reúne dezenas de micro e pequenos empreendedores apoiados pelo Município

22/11/2021 18h10 - Atualizada em 26/11/2021 08h45
Secom

Em comemoração à Semana Global do Empreendedorismo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), realizou, nesta segunda-feira (22), no Centro de Convenções do Multicenter Negócios e Eventos, o 1º Encontro São Luis + Empreendedora, que reuniu, para uma tarde de palestras, todos os públicos atendidos pelo Município nos projetos de empreendedorismo. Como parte da programação, também foi realizada uma exposição dos pequenos empreendedores apoiados pela gestão Eduardo Braide. 

De acordo com o presidente da Amdes, o encontro foi oportunidade para agregar experiência e conhecimento aos empreendedores de São Luís. “Esse é um evento que reuniu todas as pessoas que são atendidas pelos projetos de empreendedorismo da gestão do prefeito Eduardo Braide, que acredita na força do empreendedorismo. Esse encontro, junto de empreendedores dos bairros Coroado, Anjo da Guarda e Cohab atendidas pela Amdes, de permissionários da Feirinha São Luís, dentre outros, é para o progresso do empreendedorismo em nossa cidade”, disse Felipe Mussalém.

O encontro reuniu, em média, 300 pequenos empreendedores apoiados pela Prefeitura de São Luís. São pessoas que já trabalhavam por conta própria, sem nenhum tipo de auxílio público, mas que encontraram, na gestão Eduardo Braide, o incentivo de que precisavam para continuarem trabalhando e ampliando seus projetos, alguns deles, inclusive, incrementados por cursos oferecidos ao longo de 2021, como os de aperfeiçoamento disponibilizados pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) em parceria com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) – parte do projeto de revitalização do Centro Histórico. 

Entre as dezenas de presentes, também estiveram os beneficiados pelos programas de empreendedorismo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), representada durante o evento por seu titular, Liviomar Macatrão; da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), representada pela secretária-adjunta, Sabrina Martins; além daqueles realizados pelo Município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o Banco do Nordeste e CEAPE Brasil; com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), representado por sua presidente, Rita Salgado; e com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MA), representado por seu diretor-superintendente, Albertino Leal.

Durante o 1º Encontro São Luís + Empreendedora, os pequenos empreendedores locais puderam trocar experiência e aprender com palestras proferidas por Rafael Telles, que falou sobre empreendedorismo e vendas para superar desafios; por Núbia Sousa, que falou sobre planejamento e futuro financeiro; e por Pádua Weber, que ministrou a palestra: empreendedor de resultados – o mundo depende de você, encerrando o evento que também possibilitou uma exposição de produtos confeccionados por pequenos empreendedores no hall do Multicenter Negócios e Eventos.