Secretaria Municipal de Cultura

São Luís ganha pela primeira vez prêmio Braztoa de Sustentabilidade com Roteiro Quilombo Cultural

12/12/2022 11h59 - Atualizada em 26/12/2022 18h36

O roteiro “Quilombo Cultural”, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi premiado na categoria parceiros institucionais no prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, em evento ocorrido no último dia 6 de dezembro.

A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo com o apoio do Ministério do Turismo, contemplou 10 vencedores em diversas categorias, incluindo o roteiro Quilombo Cultural de São Luís, que foi escolhido pelo júri para receber um vídeo promocional. O Prêmio Braztoa contou com um total de 89 inscritos, dos quais 27 se consagraram como finalistas.

“Receber este prêmio é muito significativo pra São Luís, pois demonstra o compromisso da gestão Eduardo Braide em trabalhar com os pilares da sustentabilidade na formatação de novos produtos turísticos, além de ser inédito pro turismo da capital”, afirma Saulo Santos, secretário Municipal de Turismo.

O objetivo é fazer com que o quilombo urbano de São Luís faça parte dos produtos turísticos da capital, através da divulgação das experiências que os 10 locais pilotos oferecem.

Fazem parte da primeira edição do roteiro: Mercado Municipal da Liberdade, Terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, Bloco Tradicional Os Indomáveis Show, Bumba Meu Boi da Floresta, Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô, Bloco Afro Abiyeyé Maylô, Tambor de Crioula Maracrioula, Bumba Meu Boi de Leonardo, Produtora Novo Quilombo – Reggae, Bloco Afro Netos de Nanã.

O roteiro foi construído em conjunto com a comunidade, e contou com o apoio do vereador Raimundo Penha (PDT) e do líder comunitário Cezar Bombeiro. Além disso, diversas ações foram realizadas com o objetivo de fortalecer o roteiro como capacitação, sinalização turística e Famtours.