Secretaria Municipal de Cultura

Sucesso de público, "São João no Bairro" é realizado na Vila Embratel e Quebra Pote em mais um fim de semana de muita festa junina

06/06/2022 13h09 - Atualizada em 10/06/2022 15h25

O ‘São João no Bairro’, realizado pela Prefeitura de São Luís, tem agradado o público que está lotando os arraiais nos bairros e comunidades, participando das diversas apresentações de bumba-meu-boi, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, entre outras atrações, que dão ritmo à celebração mais aguardada do ano. Neste fim de semana, o prefeito Eduardo Braide levou o projeto junino para os bairros da Vila Embratel e do Quebra Pote, onde, prestigiou as brincadeiras e conversou com a população.

“Estivemos em mais dois bairros com nossas atrações do São João no Bairro. Está sendo uma festança linda, já que, após dois anos, estamos podendo realizar o São João em São Luís, levando nossa cultura às comunidades, para perto da população. Vamos seguir durante todo o mês de junho, sempre com grandes apresentações marcadas pela emoção do público”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que anunciou a reforma da Praça 7 Palmeiras, na Vila Embratel, assim que o São João terminar.

O Tambor de Crioula União da Baixada abriu a festa na Vila Embratel, com seus tambores e ritmo contagiante, seguido pelo Bumba Meu Boi Brilho da Juventude com seu típico sotaque de orquestra e suas coreografias. A terceira atração ficou por conta do Cacuriá da Basson, do bairro Apeadouro, grupo que completou 28 anos de fundação e segue encantando com seu bailado sensual. E, encerrando a programação da noite, o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, que vem desde 1990 abrilhantando os arraiais com suas coreografias harmônicas e ritmadas.

O comerciante Carlos Rodrigues, de 37 anos, assistiu as atrações e falou da alegria de ter as festas juninas de volta. “Depois de dois anos parado o São João voltar assim é muita alegria. Dois anos sem arraial é muito triste, mas, agora estamos aqui aproveitando o São João e bem pertinho de casa”, comemorou.

Domingo no Quebra Pote

Já no Quebra Pote, no domingo (5), as atrações se apresentaram na Praça Maria Domingas Lima. A programação contou com a presença da Quadrilha Mocinha do Sertão, que nasceu na Vila Isabel há três décadas, com as tradicionais danças juninas. Logo depois, foi a vez da Dança do Boiadeiro Forasteiros Country, nascida em 2009 em São José de Ribamar, que trouxe para o arraial a cultura da Zona Rural do Sul e Sudeste dos Estados Unidos que inspirou o sertanejo clássico nascido na década de 40 no Brasil.

O Boi Pirilampo foi a terceira atração da noite. O grupo já rodou o mundo exibindo a cultura popular maranhense e já tem 16 CDs gravados; possui em seu repertório toadas que continuam encantando o público. Encerrando a noite, o Bumba Meu Boi Rosa de Saron, com o sotaque da baixada e os seus brincantes de 05 a 70 anos de idade, que encantaram a noite com seus Cazumbás e os sons das matracas.

“A expectativa para este São João aumenta cada dia mais, porque a gente está vendo a alegria estampada no rosto de cada maranhense, de cada ludovicense, em cada bairro que a gente chega. A orientação do prefeito Eduardo Braide é para proporcionar o maior São João que São Luís já teve. E isso temos visto em todos os lugares”, garantiu o secretário de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

O presidente da Associação de Moradores do Quebra Pote, Valderi Ribeiro, agradeceu a Prefeitura de São Luís em nome de toda a comunidade, e disse que esse momento fica marcado na história do bairro. “Muito obrigado ao prefeito Eduardo Braide por enxergar a nossa comunidade com esta festa de valor cultural grandioso e trazer para nós essa estrutura. Digo pra vocês que gerações não presenciaram isso em nenhum outro momento e vocês estão proporcionando isso para essa geração. Obrigado”, disse.

Para o metalúrgico Elisvan de Oliveira, nascido e criado no Bairro Quebra Pote, há 41 anos, esse é um dos maiores presentes da Prefeitura para o bairro. “Agradeço a Prefeitura de São Luís por lembrar da nossa comunidade. Nessa distância eu não conseguia ir para o Centro ver os arraiais e eu tô muito feliz porque este é o período do ano que eu mais gosto. A festa e as apresentações estão muito bonitas”, agradeceu.

Acompanharam o Eduardo Braide no segundo fim de semana do São João no Bairro, os secretários municipais Bruno Costa (Semurh), Carlivan Braga (Semeped), Diego Rodrigues (Semad); Saulo Santos (Setur); o controlador-geral do Município, Sérgio Mota, além dos secretários-adjuntos da Secult, Henrique Almeida e da Semapa, Ashbel Muniz.

Programação

A programação do ‘São João no Bairro’ seguirá pelos próximos dias nos bairros Morada do Sol, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Vila Luizão e Cohatrac. Já na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, a Prefeitura abrirá o “Arraial da Cidade", na Praça Maria Aragão, que se estenderá até o dia 30 de junho, sempre de quarta-feira a domingo. A programação será divulgada nas redes sociais da prefeitura de São Luís.

Segurança

Todos os eventos contam com apoio de profissionais que garantem toda a organização e segurança da população. A Prefeitura de São Luís mantém equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza.