Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeito Eduardo Braide abre oficialmente programação do "Natal de São Luís"

04/12/2022 11h09 - Atualizada em 08/12/2022 19h33

Com muita alegria e emoção, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), deu início na noite de sábado (3), à programação do Natal de São Luís - Viva essa Magia. Na ocasião, foi inaugurada a fachada do Palácio La Ravadière, sede da Prefeitura, que recebeu decoração inspirada no famoso Ballet "O Quebra Nozes", seguida de grandes espetáculos natalinos.

A cerimônia teve início às 19h com a abertura oficial do Natal de São Luís, realizada pelo prefeito Eduardo Braide, que também anunciou para os próximos dias o Circuito do Natal da Prefeitura no Centro, nas Ruas João Lisboa, Nazaré e Benedito Leite, e a iluminação completa da cidade para o período natalino.

"Quero dizer da felicidade de mais um ano poder declarar aberto o Natal de São Luís. A gente vai acompanhar aqui a iluminação da fachada da Prefeitura de São Luís, mas, além disso, nós vamos ter nos próximos dias o circuito aqui do Centro e toda a cidade iluminada", afirmou Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama Graziela Braide.

A primeira apresentação da noite foi a “Trupe Doce Natal”, que trouxe o papai Noel, a mamãe Noel e toda sua turma para dar um oi para a criançada. Com a proposta de fazer um Natal diferente, a Trupe desafiou o público a interagir com o espetáculo e inseriu um pouco de regionalismo, com músicas que lembraram a história da cidade.

Depois foi a vez da o Studium IAD, com a interpretação de trechos do Baillet “O Quebra Nozes”, sob a direção de Iracema Abreu. A história mágica e romântica fala da adolescente Clara e de seu boneco, o Quebra-Nozes, que foi um presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, na festa de Natal de sua família.

Em uma noite linda, Drosselmeyer enche as crianças de brinquedos mágicos, incluindo bonecos arlequins que ganham vida, coelhinhos de verdade e ratos gigantes. Durante a apresentação, foram reproduzidas as cenas em que o batalhão de soldados do Quebra-Nozes enfrenta os ratos, sendo salvo pela jovem Clara, que acaba com o Rei Rato e dá a chance para o boneco se tornar um lindo príncipe, seguidas de encantadoras coreografias da Valsa das Flores e do Grand Pas da Fada Açucarada, com personagens mágicos que Clara e o Quebra-Nozes conhecem na noite de Natal.

A primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, também acompanhou as apresentações ao lado dos filhos e do prefeito, Eduardo Braide.

“Foi um belo espetáculo. Programação perfeita para a família que ainda vai poder ser vista nos bairros da nossa cidade. Hoje foi só o início dessa festa linda que é o Natal”, destacou ela, emocionada.

Foi uma noite repleta de muita luz montada pela Prefeitura, que encantou toda família, especialmente às crianças que vibraram a cada ato do espetáculo.

"O Natal é uma festa muito familiar. Toda essa magia do Natal é totalmente destinada às crianças. São elas que vivenciam essa magia, essas luzes. Então, são as crianças que abrilhantam essa festa", afirmou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Janete Pereira, turista do Pará, também veio passar as férias com a mãe, que mora em São Luís. Ela aproveitou o espetáculo na companhia da filha, neta e da mãe e disse ter ficado emocionada com o espetáculo.

“Achei a programação excelente, maravilhosa. Estão de parabéns. Fiquei emocionada. As crianças adoraram e vão olhar amanhã novamente, no Natal do Bairro lá no Coroadinho. Na minha cidade ainda não se fez uma programação de Natal dessa forma. A primeira vez que vejo um espetáculo tão bonito”, contou Janete.

Natal das Princesas

O encerramento da noite de celebração natalina ficou por conta da apresentação do “Natal das Princesas”, com a Companhia Tainá Matarazzo, que fez a alegria da criançada. Todo o espetáculo é conduzido com o público pela Sininho, fada da Terra do Nunca, onde o personagem do Peter Pan vive suas aventuras.

A primeira performance é a do Rei Leão mostrando o nascimento do Simba e, assim, associando o nascimento do Natal. Logo depois, Sininho retoma e fala com o público contando que seu reino está sem Natal, pois em todos os reinos existe uma princesa e, na Terra do Nunca não existe nenhuma. Ela pede ajuda de várias princesas, que se apresentam uma a uma durante a encenação.

Ao final, ela escolhe a princesa da Terra do Nunca. A escolhida e corada foi a pequena Fernanda que assistia a todo show na plateia. Sininho finaliza o ato deixando a mensagem que a magia do Natal está no coração de todos os presentes.

O motorista Geovane Arruda, de 49 anos, natural da cidade de Lago do Junco, está de férias em São Luís e veio com toda família acompanhar a festa

"Estou aqui com minha esposa, filhos, netos, genro e tios e estamos gostando muito. Toda a programação está excelente. É um espetáculo voltado para a família e recomendo a todos vir participar. É a primeira vez que vejo a programação de São Luís e estou muito satisfeito e pretendo voltar mais vezes", declarou Geovane.

Prestigiaram o evento, também, os vereadores Marlon Botão (PSB), Charles dos Carrinhos (PRTB), secretários municipais e dirigentes de órgãos.

Natal no Bairro

Sucesso nas comunidades desde o ano passado, a Prefeitura inicia neste domingo (4), no Coroadinho, a 2ª edição do Natal no Bairro.

A programação nos bairros segue até o dia 22 de dezembro:

07/12 (quarta-feira) - Vila Luizão;

09/12 (sexta-feira) - São Raimundo;

10/12 (sábado) - Cidade Olímpica;

11/12 (domingo) - Ribeira;

15/12 (quinta-feira) - Anil;

16/12 (sexta-feira) - Cohatrac;

17/12 (sábado) - Anjo da Guarda;

18/12 (domingo) - Cidade Operária;

21/12 (quarta-feira) - Maracanã;

22/12 (quinta-feira) - Ilhinha.