Secretaria Municipal de Comunicação

Comunicação da Prefeitura de São Luís é apresentada na UFMA de Imperatriz

29/11/2022 18h16 - Atualizada em 14/12/2022 18h15

O secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís, Igor Almeida, ministrou, nesta terça-feira (29), a palestra “Comunicação pública: novas perspectivas” em seminário promovido pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz.

Durante sua explanação, que ocorreu de forma presencial naquela cidade e com transmissão on-line, o gestor falou sobre a política de comunicação implantada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, a rotina da pasta e ainda a construção das relações entre a Secom, veículos de comunicação e jornalistas.

“Comunicação é um caminho de mão dupla, que tem de ter como protagonistas os dois lados, no nosso caso, a Secom e os veículos e jornalistas. No que se refere às relações entre poder público e imprensa, esta precisa ser afinada. Não é uma promoção de governo, mas uma questão de responsabilidade com a comunicação a ser direcionada à população”, disse Igor Almeida.

Durante sua palestra, o gestor destacou a importância da confiança e do amadurecimento que o assessor tem de cultivar em relação ao assessorado. Ao lado de Eduardo Braide desde 2016, Igor Almeida contou que, ao longo do tempo, esta relação evoluiu.

“É necessário entender o assessorado, mas não apenas isto. É preciso também fazer, quando necessário, o contraponto já que o assessor tem papel fundamental para que a informação chegue de forma precisa”, frisou Igor Almeida.

Redes Sociais

O secretário de Comunicação Igor Almeida destacou ainda o processo comunicacional realizado pela Prefeitura de São Luís em várias frentes, entre as quais as redes sociais.

“A comunicação mudou muito nos últimos anos, e de forma muito rápida. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta indispensável e nós, da Prefeitura de São Luís, temos uma forma peculiar de falar com as pessoas por meio desta ferramenta. Informamos de maneira leve, aproximando ainda mais a gestão pública da população”, observou Igor Almeida.

Na ocasião, o gestor da Secom também apresentou “cases” que foram sucesso nas redes sociais do Município, a exemplo do São João de 2022, quando o personagem da cultura popular cazumbá viralizou nas redes sociais. Ainda foi destaque na palestra os bustos dos intelectuais reintegrados à Praça do Pantheon, entre outros vídeos publicados nas redes e que caíram no gosto das pessoas. Ao final, o secretário respondeu às perguntas dos participantes.

Participaram ainda do evento Ligia Guimarães, da Assessoria de Comunicação da UFMA, campus Imperatriz e o professor doutor Ricardo Alvarenga, da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de jornalismo da UFMA, também campus Imperatriz.