Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeito Eduardo Braide participa de encerramento do Círio de Nazaré 2021

18/10/2021 10h19 - Atualizada em 22/10/2021 14h00
Secom

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou, na noite deste domingo (17), da celebração de encerramento do Círio de Nazaré 2021 realizado pelo Santuário de Luz. Durante a ocasião, que foi precedida de uma carreata com a imagem da Santa da Praça Maria Aragão, no Centro, até o Cohatrac, percorrendo várias avenidas da cidade, o chefe do Executivo Municipal esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e da viúva do ex-governador Jackson Lago, Clay Lago. 

“O Círio de Nazaré é uma festa de luz e de muita fé. Uma das mais belas celebrações católicas que temos em nossa cidade e momento sempre oportuno para agradecer e pedir a Deus e Maria, a Nossa Senhora de Nazaré, a proteção divina para continuarmos a nossa caminhada de trabalho por uma São Luís mais justa e mais humana”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanha a programação do Círio de Nazaré do Cohatrac há anos.

A celebração de encerramento da 29ª edição da festa, que recebeu como presente, da Prefeitura de São Luís, o reconhecimento oficial da Avenida Leste Oeste como Avenida Nossa Senhora de Nazaré, com base na Lei nº 3.929 de 15 de agosto de 2000, reuniu mais de dois mil fiéis, que utilizaram de máscara de proteção contra a Covid-19 durante toda a ocasião. Participaram do evento, também, a vice-prefeita Esmênia Miranda e seu esposo, Sandro Ribeiro, e os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida, e de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro. 

“Foi uma bonita festa em mais um ano do nosso Círio de Nazaré. Em 2022, são 30 anos de celebração religiosa em reverência a Nossa Senhora de Nazaré, e que já é parte do calendário dos grandes eventos do Maranhão e também do país. A colocação da placa na avenida principal da cidade é mais que uma justa homenagem. É o reconhecimento às bênçãos e a fé dos milhares de fiéis na Mãe de Jesus”, destacou o secretário de Comunicação, Igor Almeida.

As atividades da Festa de Luz deste ano tiveram como tema Círio de Nazaré - Santuário da Luz e do lema: “Teu pai e eu te procurávamos aflitos” (Lc 2,48), que orientaram todo o evento. Com duração de 11 dias, os festejos tiveram sua celebração de encerramento presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, que lembrou das reflexões propiciadas durante todo o festejo, como a pandemia de Covid-19 e a felicidade pelo reencontro com os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, uma vez que não foi possível a realização da festa em 2020. 

“O Círio é um momento de reflexão, e desta vez de encontro com Maria e José. Uma festa de luz que reúne, todos os anos, milhares de fiéis para homenagear Nossa Senhora de Nazaré”, explicou o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.