Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeito Eduardo Braide entrega requalificação da região da Cidade Operária, por meio do "Prefeitura no Bairro"

28/08/2021 11h25 - Atualizada em 01/09/2021 21h45
Secom

Mais de R$ 4 milhões em investimento e um bairro completamente revitalizado, com mais mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores. Essa é a nova realidade da Cidade Operária, com as melhorias executadas por meio do programa Prefeitura no Bairro, entregues pelo prefeito Eduardo Braide, na noite desta sexta-feira (27), em cerimônia na Praça da Providência, na Unidade 201, espaço requalificado e que passa a ser um dos principais atrativos da região.  

“Estou muito feliz de poder estar aqui hoje entregando uma série de intervenções que fizemos na região do Cidade Operária. Essas intervenções se dão em atendimento às demandas históricas dos moradores, por quem trabalhamos durante semanas, sem parar, para proporcionar mais qualidade de vida a cada um. Hoje, toda a região está de cara nova e vemos nos olhos de cada morador a felicidade por tudo o que foi feito, e é com esse morador que contamos para preservar essas ações. Tudo isso é fruto do programa Prefeitura no Bairro, por meio do qual chegaremos a muitos outros bairros da cidade daqui para frente”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.  

Na mobilidade urbana, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), implantou 2,4 quilômetros de asfalto novo, criando novas rotas e facilitando o trânsito da região. Também foram recuperadas várias ruas em que a pavimentação estava danificada, totalizando 1,4 quilômetros, além de melhoria no sistema de drenagem do entorno da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a fim de evitar alagamentos, que prejudicava em muito o ir e vir de condutores e pedestres.  

“É com muita satisfação que a gente entrega as intervenções do Prefeitura no Bairro aqui na Cidade Operária. Várias ações foram realizadas em um período de dois meses, como asfaltamento de vias com asfalto de qualidade que não vai ceder durante o período chuvoso, justamente por causa da drenagem superficial, com meio-fio e sarjeta, que foi executada por cada rua pavimentada. Também melhoramos a iluminação das principais avenidas, essencial para prover a segurança dos moradores no período da noite, além de poda de árvores, capina e revitalização de canteiros. Ou seja, uma série de ações para melhorar a vida das pessoas”, destacou o secretário David Col Debella, titular da Semosp. 

Para melhorar o trânsito e reduzir a possibilidade de congestionamentos, bem como de acidentes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também executou uma série de serviços na área. A partir de agora, as principais vias do bairro contam com nova sinalização horizontal e vertical.

Em atendimento à uma demanda dos moradores, também foi implantado o cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Principal 203. Também foram instalados novos pontos de ônibus, proporcionando mais qualidade ao usuário do transporte público no intervalo de espera.  

“O programa Prefeitura no Bairro tem sido extremamente importante para que a gente possa proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. No que se refere à mobilidade, ao trânsito, realizamos intervenções para melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos pedestres, que são a parte mais vulnerável do trânsito. Implantamos nova sinalização, tanto horizontal, quanto vertical, além de outras ações que vão impactar em muito no dia a dia de todos que moram aqui e que frequentam a Cidade Operária”, ressaltou Cláudio Ribeiro, secretário da SMTT.  

Quanto à infraestrutura, a Prefeitura de São Luís realizou serviços de poda de árvores, capina em vários pontos do bairro, onde havia a necessidade, assim como a revitalização do canteiro central da Avenida Principal, com a instalação de mais um Ponto Limpo, do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), que visa a recuperação de espaços públicos ambientalmente degradados.  

Ainda quanto às ações de melhoria em infraestrutura, a Prefeitura de São Luís também realizou a substituição de 775 pontos de iluminação pública por luminárias em LED, mais econômicas e eficientes, ação que proporciona, inclusive, mais segurança aos moradores.

Mais lazer

Entre as entregas da noite desta sexta-feira, a Praça da Providência estava entre as principais e mais comemoradas pelos moradores, que puderam assistir a apresentação da peça Pão com Ovo, comandadas por Clarice e Dijé. 

O espaço foi completamente requalificado e, agora, é um dos principais cartões-postais do bairro e que vai servir para o lazer das crianças e das famílias, que eram carentes de equipamentos públicos que lhes possibilitassem momentos de convivência.  

A praça também passou a contar com um ambiente especial, que vai servir de fundo para as fotografias dos moradores. Lá, foi criado um mural artístico ao lado da Igreja Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que fica ao lado da praça. Outro ponto alto da requalificação da praça é o letreiro instalado, que foi atração para muitos que quiseram compartilhar nas redes sociais o momento da entrega das obras.  

Além do mural, também foi criado, próximo à Praça da Providência - nome escolhido pelos moradores do Cidade Operária, por meio de votação online -, uma área exclusiva para alimentação, onde os moradores e visitantes poderão se acomodar e consumir os alimentos que comprarem nos arredores da praça, repleta de lanchonetes e vendedores ambulantes.  

“A gente sentia muito a falta de um espaço como esse, em que a gente pudesse trabalhar com comodidade. Foi uma ação muito bem pensada pelo prefeito Eduardo Braide, a quem agradeço muito. Daqui para frente é só felicidade”, disse Robson Carlos Sousa, de 44 anos, proprietário de um food truck.

Moradores aprovam as melhorias 

O prefeito Eduardo Braide acompanhado dos vereadores Álvaro Pires (PMN), Antonio Garcez (PTC), Fátima Araújo (PCdoB), Marlon Botão (PSB), Octávio Soeiro (PODE), Ribeiro Neto (PMN), Francisco Chaguinhas (PODE), Rosana da Saúde (Republicanos) e de secretários vistoriou as ruas que receberam pavimentação do Prefeitura no Bairro e conversou com moradores.  

As famílias Cidade Operária e região estão felizes com as ações executadas por meio do Prefeitura no Bairro. De acordo com a dona de casa Francisca das Chagas, de 43 anos, a região contava com esses investimentos há muito tempo.

“Todo mundo aqui está muito feliz. Essas ações eram esperadas por nós há muitos anos. Ninguém nunca olhou para a Cidade Operária com os olhos que o prefeito Eduardo Braide está olhando. Espero que os outros bairros também tenham a oportunidade de viver esse momento que nós, aqui, estamos vivendo”, disse.  

A rua onde reside o pedreiro Clemilton Sousa, de 47 anos, foi uma das contempladas com asfalto novo.

“Antes, a situação era difícil. Muito buraco, difícil para os carros passarem e para a gente andar sem se sujar de lama durante as chuvas.  Até as casas dos moradores ficam mais valorizadas, e todos nós estamos mais tranquilos e felizes. Agora, a minha rua parece até um tapete”, comparou.  

Além da vice-prefeita, Esmênia Miranda, também acompanharam o prefeito Eduardo Braide nas entregas, os secretários Bruno Costa (Semurh); Carlivan Braga (Semeped); Verônica P. Pires (Semispe); Pavão Filho (Semgop); Diego Rodrigues (Semad); Ricardo Diniz (Semdel); a secretária adjunta de Turismo, Sabrina Martins; os presidentes do Impur, Walber Filho; do CGLU, Joabson Júnior; e do INCID, Erica Garreto; e o diretor da Blitz Urbana, Asbhel Muniz.