Projetos e Ações
Início » Projetos e Ações » Obras » Ecopontos

Ecopontos

 

O projeto de criação dos Ecopontos foi desenvolvido para atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos como pick-up, carrinhos de mão ou carroças. Os condutores de veículos de tração animal são os grandes usuários destas unidades, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos.

A instalação dos Ecopontos atende, ainda, aos ditames estabelecidos na Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão para execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, firmada pela Prefeitura com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.

Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa. 

Materiais recebidos nos Ecopontos: plástico, vidro, papel, metal (até 200 kg/dia por pessoa), gesso, resíduos de construção civil,  resíduos de poda, móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa), pneus (2 unidades/dia por pessoa), óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa). 

Horário de funcionamento: segunda à sexta das 7h às 18h.

  • Ecoponto da Avenida dos Africanos - Av. dos Africanos, S/N , bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
  • Ecoponto do Angelim – Rua 27, s/n (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
  • Ecoponto do Bequimão - Av. 1, S/N Bequimão;
  • Ecoponto Turu - Travessa G, S/N, Habitacional Turu;
  • Ecoponto Jardim América -Avenida 03, S/N, Jardim América (Ao lado da União de Moradores);
  • Ecoponto Jardim Renascença - Rua Netuno (próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo);
  • Ecoponto Residencial Esperança - Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança (próximo à feira do bairro Cantinho do Céu). 

Leia mais sobre Obras