Instituto de Previdência e Assistência do Município

Prefeitura de São Luís é reconhecida pelas boas práticas implementadas pela gestão

08/03/2022 16h44 - Atualizada em 19/03/2022 18h01

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís (IPAM), recebeu do Governo Federal, o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União (Pró-Gestão RPPS). O Regime Próprio de Previdência Social de São Luís, administrado pelo IPAM, é o primeiro do Maranhão a receber a certificação.

“Esse selo muito me alegra, e é fruto de um trabalho coletivo, claro, orientado pelo prefeito Eduardo Braide. Ser o primeiro RPPS do Maranhão a receber essa certificação significa que o IPAM tem executado um trabalho de forma transparente, responsável, técnica e com compromisso de toda equipe. Continuaremos buscando a excelência e prezando pelas boas práticas da gestão previdenciária”, comemorou a presidente do IPAM, Nádia Quinzeiro.

O secretário adjunto de Governo, Emílio Murad, representou o prefeito Eduardo Braide e falou da importância da certificação. "O prefeito tem nos orientado a fazer gestão técnica. E com o IPAM, na pessoa da presidente Nádia, não foi diferente. Essa tecnicidade, aliada à vontade de transformar São Luís em uma cidade melhor, tem garantido importantes resultados à população, como é o caso do selo Pró-Gestão RPPS, que comprova a eficiência da gestão do IPAM e as melhorias implantadas nesse primeiro ano de governo", destacou Murad.
Reconhecimento
A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão, destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade dos serviços e processos de trabalho com a finalidade de identificar conformidade entre as ações do IPAM e as exigências contidas nas diretrizes do programa.

O representante do Governo Federal, Miguel Chaves, coordenador-geral de Auditoria e Contencioso da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, destacou o reconhecimento das boas práticas de gestão do IPAM.

"Dos 217 municípios do Maranhão, 48 possuem RPPS. Desses, o IPAM é o único que possui o selo Pró-Gestão. Percebemos, portanto, que o IPAM fez muito em apenas um ano. Esse reconhecimento, por meio desse certificado, é a prova de que o trabalho de vocês, liderado pelo prefeito e a presidente, mira a excelência e tem alcançado resultados nunca atingidos. Parabéns", disse Chaves.

Durante o processo de auditoria, são avaliadas ações em três dimensões: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Essas ações proporcionam ao IPAM vantagens como a melhoria na organização das atividades e processos, maior motivação por parte dos colaboradores, redução de custos e retrabalho, mais produtividade, além de transparência e facilidade de acesso à informação.

Participaram, ainda, da cerimônia de entrega do certificado de boas práticas e excelência da gestão previdenciária, os membros dos Conselhos do IPAM, a controladora-geral do Município, Liliane Guterres, a secretaria adjunta de Administração, Rayssa Oliveira, o controlador-adjunto do Município, Eduardo Mendes, e o representante dos servidores aposentados e pensionistas, Cristóvão Araújo.