Salão de Artes Plásticas de São Luís

Editais e Regulamentos

 

REGULAMENTO SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SÃO LUÍS/2009

 

A Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão por meio do Departamento de Assuntos Culturais, atendendo a Lei Municipal nº 4.919 e em comemoração ao título de capital brasileira da cultura concedido a São Luís, neste ano de 2009, farão realizar o Salão de Artes Plásticas de São Luís/2009, conforme o regulamento abaixo disposto:

 

REGULAMENTO

 

1- O Salão de Artes Plásticas de São Luís será realizado em Abril de 2010, direcionado para as categorias Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Instalação, Performance, Vídeo e Fotografia.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

2- Podem inscrever-se no Salão artistas que comprovadamente residam em São Luís há pelo menos 1 (um) ano.
2.1- As inscrições deverão ser feitas no período de 27 de abril a 5 de junho de 2009, de segunda a sexta feira, das 14 as 17 horas, na FUNC, localizado à Rua Isaac Martins, nº 141, Centro.
2.2- A inscrição será feita em ficha própria acompanhada do dossiê do artista.
2.3- Cada participante poderá inscrever até três trabalhos distintos em até duas categorias.
2.4- As obras inscritas deverão ser inéditas em território maranhense.
2.5- Para inscrição em instalação, vídeo ou performance só serão aceitos até dois trabalhos.
2.6- O artista disporá das seguintes medidas máximas para apresentação dos trabalhos:
- Obras bidimensionais: 2,0 m de altura e 2,0 m de largura para cada obra;
- Obras tridimensionais: 1,20 m2 e 2 m de altura para cada peça;
- Instalação 3,0 m2 e 2,0 m de altura.

 

DA SELEÇÃO

 

3- A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas: pré-seleção por meio de dossiê; e seleção de premiação mediante as obras originais.
3.1- A pré-seleção será feita através da apreciação de dossiê, por uma comissão técnica designada pela Organização do Salão, no período de 6 a 15/junho, e seu resultado será divulgado através da imprensa e sites da Prefeitura de São Luís e UFMA.
3.2- O dossiê no formato A4, deverá conter currículo do artista, termo de compromisso devidamente assinado e preenchido, foto de cada trabalho inscrito com as devidas identificações do autor (nome, título, foto da obras de boa qualidade no tamanho 20 x 25 cm, data, técnica e dimensões da obra). Os DVDs só serão aceitos para inscrições nas categorias Vídeo ou Performances.
3.3- Os artistas selecionados em Vídeo ou Performances deverão enviar duas cópias do trabalho em DVD para apresentação durante a exposição.
3.4- As obras em DVD deverão ter no máximo 5 minutos de duração e a sua gravação deverá ser repetida quantas vezes o disco couber.
3.5- As Performances deverão ter a duração máxima de 15 minutos.
3.6- Os artistas inscritos em instalação deverão apresentar o plano de montagem da obra, assim como, se selecionados, deverão se encarregar da montagem da mesma.
3.7- Os artistas selecionados deverão entregar originais no período de 22 de junho a 10 de julho de 2009, no horário das 14 às 18 horas, no endereço abaixo:

 

Espaço Cultural
Rua Barão de Itapary, s/n, Centro
(Ao lado da Praça Maria Aragão)
CEP: 65.020-070 São Luís - MA
 

 

DA EXPOSIÇÃO

 

4- A exposição será realizada no período de 28 de julho a 30 de setembro de 2009, cabendo à Comissão Organizadora do Salão, o plano de execução e montagem da mostra.

 

DA PREMIAÇÃO

 

5- A premiação do Salão de Artes Plásticas de São Luís 2009 será realizada por Júri Técnico indicado pela Comissão Organizadora.
5.1- O Júri Técnico selecionará seis trabalhos entre todos os participantes, os quais receberão prêmios no valor bruto de R$ 3.000,00 (três mil reais), independente de categoria.
5.2- O júri também escolherá o melhor trabalho do Salão que receberá o prêmio no valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
5.3 A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões e os casos omissos serão apreciados pela comissão Organizadora.
5.4 A Organização não se responsabiliza por cobranças de taxas financeiras legais prevista em Lei:

 

DA MONTAGEM

 

6- Caberá exclusivamente a Comissão Organizadora o conceito de montagem do Salão
6.1- Equipamentos e materiais especiais necessários à apresentação da obra serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operação e manutenção dos mesmos.
6.2- Os candidatos inscritos e aprovados obrigam-se a cumprir rigorosamente as normas dispostas neste regulamento bem como as decisões apresentadas pela Comissão Organizadora do Salão.

 

DAS OBRIGAÇÕES DO SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SÃO LUÍS/2009

 

7- Caberá a organização do Salão disponibilizar a segurança do espaço, entretanto, não se responsabilizará por danos causados por intempéries ou acidentes decorrentes da própria obra.

 

DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES

 

8- Preencher e assinar o termo de compromisso que será entregue com o dossiê juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida.
8.1- Se selecionado, entregar as obras juntamente com a ficha técnica no prazo estabelecido neste Regulamento.
8.2- O participante deverá retirar sua(s) obra(s) no prazo máximo de 48 horas após o encerramento do Salão