Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís celebra 25 anos da inclusão do Centro Histórico na lista de Patrimônio Mundial da Unesco

07/12/2022 18h56 - Atualizada em 26/12/2022 18h01
Secom

No dia 6 de dezembro de 1997, a Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco), incluiu o Centro Histórico de São Luís na lista de Patrimônio Mundial. Para celebrar os 25 anos desta titulação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult) e a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), promoveu, na terça-feira (6), no Teatro da Cidade, uma noite de homenagens e reconhecimento a personalidades, empresas e instituições que atuaram para que a capital maranhense recebesse o título.   

“Tenho o sentimento de gratidão por ter a oportunidade de cuidar da nossa cidade e, principalmente, do nosso Centro Histórico que, como bem diz o título, não é só nosso, pertence ao mundo. Sabemos da importância deste patrimônio e, por isto mesmo, temos investido em obras como o Centro Acessível, que possibilita comodidade para pessoas com deficiência, além de outras obras que já fizemos e que ainda faremos para tornar esta área da cidade cada vez melhor para nossa população. E o meu desejo como prefeito é que cada um possa cuidar da nossa cidade e do nosso Centro Histórico”, destacou o prefeito Eduardo Braide que estava acompanhado pela primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de outras autoridades

Na oportunidade, o gestor municipal anunciou a reforma do Palacete da Rua Formosa, onde funcionará a Secretaria Municipal de Turismo, a recuperação do complexo Trapiche Santo Ângelo e a instalação do Museu do Azulejo, que será localizado em um casarão da Rua Portugal. 

“Hoje celebramos os 25 anos de inclusão de São Luís na lista de Patrimônio Mundial. Esta solenidade homenageia pessoas e instituições que contribuíram ao longo destes 25 para que este título se tornasse realidade e para a manutenção dele. Então, é o momento de muita emoção e reconhecimento”, disse a presidente da Fumph, Kátia Bogéa que, ao lado do secretário de Turismo, Saulo Santos, apresentou uma linha do tempo que narrou como se deu o processo de titulação da Unesco, iniciado no ano de 1966 com o então governador do Maranhão, José Sarney. 


Personalidades e instituições que contribuíram para esse reconhecimento e que, ao longo dos 25 anos, atuam na preservação do Centro Histórico de São Luís, foram homenageadas e receberam placas de reconhecimento. Entre os nomes, o da pesquisadora e escritora Zelinda Lima.

“Fiquei muito emocionada com esta homenagem e relembrei dos momentos que vivemos quando da concessão do título que tem muito significado para São Luís, tornando a cidade conhecida em todo o mundo. Já para os moradores, despertou o sentimento de que é necessário preservar e está criando uma consciência que ainda precisa avançar”, observou a homenageada. 

O ex-presidente José Sarney, que também foi um dos homenageados, relembrou, por meio de um vídeo, o processo para que a capital recebesse a titulação.

“A minha geração cultivou o amor à cidade velha e há mais de 60 anos começamos o processo de reconhecimento na Unesco. Quero ressaltar para a população de São Luís o que isto significa para o mundo inteiro no cenário geopolítico mundial. São Luís figura como patrimônio mundial. Ao prefeito Eduardo Braide, congratulo por ser o prefeito neste momento e, ao mesmo tempo, fazer um apelo para que ele tenha no coração a preservação da cidade velha”, disse José Sarney. 

Durante o evento, também foi apresentado um trecho do filme “Luiz Phelipe Andrès: Feito de porcelana e madeira”, que homenageia o engenheiro falecido há um ano e que foi um dos responsáveis por diversos projetos de preservação arquitetônica e urbanística da cidade de São Luís, além de um apaixonado pela capital maranhense.

O filme é uma realização do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam), da Fundação Nagib Haickel, e tem produção e direção de Joaquim Haickel e Francisco Colombo. 

Na ocasião, também foi lançado o livro “Patrimônios do Brasil” que reúne informações detalhadas de 16 patrimônios culturais brasileiros tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarados patrimônio mundial pela Unesco. São textos de especialistas e fotos de profissionais diversos. Para retratar o Centro Histórico de São Luís foram convidados Kátia Bogéa e o fotógrafo Edgar Rocha, que autografaram a publicação para o público presente. 

O evento contou também com as participações de grupos da cultura maranhense como o bloco tradicional Os Feras, que recepcionou os convidados na entrada do teatro, o cantador de bumba meu boi Ribinha de Maracanã, que cantou o Hino Nacional; a cantora Célia Sampaio, que executou o Hino do Maranhão e a cantora Rosa Reis, que entoou “Louvação a São Luís”, hino da capital maranhense.

O encerramento da solenidade ficou por conta da Cia Cazumbá de Teatro e Dança, que apresentou um trecho do espetáculo baseado no auto do bumba meu boi.

Participaram do evento os secretários Bruno Costa (Semurh), Bruno Duailibe (PGM), Carlivan Braga (Semeped), David Col Debella (Semosp), Diego Rodrigues (Semad), Érica Garredo (Incid), Felipe Falcão (Semit), Felipe Mussalém (Amdes), Igor Almeida (Secom), Liviomar MAcatrão (Semapa), Marco Duailibe (Secult), Verônica P. Pires (Semispe) e demais autoridades, entre os quais o deputado estadual eleito Fernando Braide. 

Patrimônio Mundial

O reconhecimento do conjunto arquitetônico de São Luís como Patrimônio Mundial ocorreu na 21ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco realizada no Palácio Real de Nápoles, na Itália.

Na ocasião, representantes de 21 países aprovaram, por unanimidade, a inscrição do Centro Histórico de São Luís na lista de Patrimônio Mundial, em função de suas características únicas, que lhe conferem valor universal excepcional e o destaca neste seleto grupo de sítios reconhecidos em todo o globo, em conformidade com a Convenção do Patrimônio Mundial, que este ano completa 50 anos.

As comemorações pelos 25 anos da titulação foram iniciadas ainda em agosto, com o lançamento do selo comemorativo, que utilizou grafismo característico dos azulejos que compõem as fachadas de grande parte das construções coloniais do Centro Histórico de São Luís. O emblema foi oferecido a diversas empresas para que o estampassem em seus produtos e peças promocionais. Assim, no foyer do teatro foi montada uma exposição de alguns destes produtos. 

Saiba Mais (Homenageados) 

- José Sarney (Ex-presidente da República)
- Roseana Sarney Murad (ex-governadora do Maranhão e chefe da Delegação do Maranhão na 21ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial)
- Jorge Francisco Murad (ex-secretário de Planejamento do Estado do Maranhão)
- Federico Mayor Zaragoza (ex-diretor geral da Unesco)
- Rafael Moreira (historiador da Faculdade Nova de Lisboa)
- Ronald Almeida (arquiteto urbanista, coordenador técnico da proposta de inclusão do Centro Histórico na lista do Patrimônio Mundial da Unesco)
- Zelinda Lima (pesquisadora)
- Antônio Carlos Lima (jornalista)
- Dora Monteiro de Alcântara (arquiteta e pesquisadora)
- Eliezer Moreira (ex-secretário de Estado da Cultura)
- Frederico Lago Burnet (arquiteto) 
- Olavo Pereira da Silva Filho (arquiteto e pesquisador)
- Margareth Gomes de Figueiredo (arquiteta)
- Deusdedit Carneiro Leite Filho (arqueólogo)
- José de Ribamar Cordeiro Filho (o ex-vereador, prefeito do Centro Histórico - projeto Reviver)
- Américo Azevedo Neto (ex-secretário de Cultura e presidente do Conselho do Projeto Reviver)
- Edgar Rocha (fotografo)
- Albani Ramos (fotografo)
- Tadeu Palácio (ex-prefeito de São Luís)
- Gastão Vieira (ex-ministro do Turismo)
- Edison Lobão (ex-governador do Estado do Maranhão)

Homenageados póstumos

- Carlos de Lima (historiador)
- Jackson Lago (ex-prefeito de São Luís)
- Luís Phelipe Andrès (coordenador geral da proposta de inclusão do Centro Histórico de São Luís na lista do Patrimônio Mundial da Unesco)
- Venceslau Marques (presidente da Associação da Feira da Praia Grande)
- Haroldo Tavares (ex-prefeito de São Luís)
- João Castelo (ex-governador do Maranhão)
- Epitácio Cafeteira (ex-governador do Maranhão)
- Jean Pierre Halévy (historiador francês e consultor especial do Governo do Maranhão)
- Antônio Gomes Pedro de Alcântara (arquiteto)
- Mário Martins Meireles (historiador)
- Odilo Costa Filho (economista e escritor) 
- Michel Parran (arquiteto francês da Unesco) 
- Viana de Lima (arquiteto português da Unesco)

Instituições e organizações homenageadas

- Alumar
- Vale 
- Universidade Estadual do Maranhão
- Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial
- Sebrae Maranhão
- Equatorial Maranhão 
- Superintendência do Iphan no Maranhão
- Superintendência do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão
- Fundação Municipal de Patrimônio Histórico
- Universidade Federal do Maranhão
- Sistema Fiema
- Unesco