Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís entrega obra de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

08/08/2022 20h19 - Atualizada em 02/09/2022 09h52

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), entregará, nesta terça-feira (9), às 19h, a obra de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rua do Egito). A solenidade de entrega começará com uma missa, seguida de ato solene de entrega, finalizando com apresentação do grupo de tambor de crioula Arte Nossa.

Na obra de conservação, foram executados serviços como demolições e remoções, revisão de calhas e encaliçamento de telhas de barro, limpeza de calha de zinco, remoção, carga e retelhamento, limpeza e preenchimento de fissuras e rachaduras, recuperação de rachadura com utilização de grampeamento, recuperação de revestimento e acabamento (chapisco, emboço e reboco), lixamento, pintura e limpeza geral.

Tombada isoladamente pelo Governo do Estado, a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está dentro do perímetro urbano de tombamento federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi finalizada em 1776. Faz parte de um grupo de igrejas brasileiras construídas por Irmandades de homens negros no século XVIII. Estas irmandades funcionavam como forma de inserção dos negros na sociedade, já que estes não podiam frequentar a igreja dos senhores. Serviam também como forma de proteção de seus membros, pois criavam uma rede de relacionamento dentro da comunidade negra. Durante o século XIX, a igreja foi utilizada como matriz da cidade de São Luís, enquanto a real matriz, atingida por um raio, passava por obras de reconstrução.

É composta de nave e capela-mor, ladeada por duas alas com dois pavimentos. Parte da nave tem seu pé direito duplo seccionado pelo pavimento do coro. Possui frontispício bastante singelo, desenvolvida em um só corpo de fachada retangular.

Compõe-se de duas torres sineiras de base quadrangular, com aberturas para quatro sinos (restando apenas um) terminadas por cúpula em forma de bulbo encimada por cruz. Entre as torres o frontão de corte bulboso, sobre um quarto de lua estilizado. Trata-se de imóvel de dois pavimentos: térreo e superior, acrescido de duas torres sineiras, ladeando o frontão centrado na fachada principal, voltada para o lado Oeste.

Serviço

O quê: Entrega da obra de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Onde: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Rua do Egito s/nº, esquina da Rua de Santo Antônio, Quadra 17, Centro

Quando: Terça-feira (9), às 19h