Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Abertas inscrições para o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial que ocorrerá em dezembro em São Luís

29/11/2021 18h58 - Atualizada em 01/12/2021 23h07

São Luís sediará, de 9 a 11 de dezembro, das 8h às 18h, no Complexo Fábrica Santa Amélia, o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento terá como tema “Turismo, a riqueza do Brasil, no cenário pós-pandemia: O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento” e promoverá um encontro de gestores municipais, representantes governamentais e institucionais de diferentes segmentos.

As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser feitas no site www.cidadeshistoricas.org.br com a opção de acompanhar o evento presencialmente ou à distância, já que haverá transmissão ao vivo pela internet. No mesmo link para as inscrições é possível acessar a programação e outras informações.

Entre os temas a serem abordados no evento, estão a forma como o patrimônio cultural e natural podem ser melhor aproveitados pelas cidades históricas para a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da economia local, com foco na economia criativa, no turismo e na cultura.

Estarão presentes representantes de organismos nacionais e internacionais para a manutenção e preservação do Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros.

O 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é realizado pela Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).