Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Presidente

Kátia Bogéa

Nascida em Lagarto (SE), Kátia Bogéa é graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e especialista em historiografia Brasileira e Regional pela Universidade de São Paulo (1988).

Em novembro de 1979, radicou-se em São Luís, tendo sido reconhecida pela Câmara Municipal como cidadã honorária ludovicense em 2015.

Desde 1980, atua exclusivamente em atividades na área do patrimônio cultural, quando ingressou como estagiária na recém-criada Superintendência Regional do Iphan, onde dedicou toda a sua vida profissional à pesquisa do patrimônio maranhense e ao trabalho de preservação e proteção do Centro Histórico de São Luís e Alcântara.

Ocupou o cargo de Superintendente do Iphan no Maranhão no período de 2003 a 2015, quando planejou e articulou o PAC Cidades Históricas
junto à Prefeitura de São Luís, à Câmara Municipal, ao Governo do Estado, às Universidades, aos comerciantes, moradores, empreendedores e demais setores de atuação no Centro Histórico de São Luís. Na área do patrimônio imaterial, realizou o registro do Tambor de Crioula e do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como patrimônios culturais do Brasil.

Ocupou o cargo de Presidente do Iphan entre 2016 e 2019, sendo a primeira ex-superintendente a chegar à presidência da Instituição em 80 anos.

Neste período, trabalhou em articulação com diversos atores e instituições e garantiu conquistas institucionais que vão da realização do concurso público para 411 novos servidores à entrega de mais de 90 obras de restauração e requalificação do Patrimônio Cultural, somando um investimento de mais de R$ 500 milhões em todo o Brasil.

Entre outros títulos internacionais, conquistou junto à Unesco o reconhecimento do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Desde 1º de janeiro de 2021, está à frente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de
São Luís, com o objetivo de resgatar a importância do Patrimônio Cultural ludovicense para a sua população, associando desenvolvimento econômico e social à preservação de nossas referências culturais.

Sobre a Secretaria

 

Atribuições


Integrar as ações municipais e potencializar os vínculos entre as instituições municipais, estaduais, federais, particulares, moradores, visitantes e usuários que atuam e/ou se relacionam na dinâmica urbana do Centro Histórico de São luís;

Organizar a oferta de serviços públicos municipais no Centro Histórico e atuar na resolução dos problemas imediatos da área (limpeza, programação cultural, comércio informal, tráfego e estacionamento, segurança pública, infraestrutura e temas afins);

Propor atividades e projetos que dinamizem a microeconomia (como feiras e eventos culturais) e que confiram sustentabilidade aos padrões de produção e consumo no sítio histórico ( coleta seletiva, reciclagem, educação patrimonial e cursos de capacitação);

Disponibilizar técnicos das diferentes áreas de atuação municipal para atendimento e orientação de visitantes, usuários, moradores e proprietários de imóveis, interessados na isenção de IPTU concedida para a área;

Reunir em um só local todas as informações disponíveis sobre o Centro Histórico, atendendo a investidores, pesquisadores e estudantes.

Desenvolver ações relativas à preservação, restauração, manutenção, divulgação e revitalização do conjunto de bens tangíveis e intangíveis, englobando o patrimônio edificado, a história da cidade, o patrimônio arqueológico, a paisagística tombada e as técnicas e artes de relevante interesse cultural.

 

Endereço: Rua Portugal, 285 - Praia Grande - Centro - CEP: 65.010-480
Fones:   (98) 3212-6230
E-mail:    fumphsl@gmail.com
Site:    www.saoluis.ma.gov.br