quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 0:00

Prefeitura empossa novos membros do Conselho Municipal de Educação

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, empossou os dez novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), na tarde desta quinta-feira (9) no Hotel Abbeville, no São Francisco. Durante a posse, ele destacou a autonomia do Conselho e a importância da gestão participativa como uma das posturas defendidas pelo prefeito Edivaldo.

“Os conselhos são uma conquista que não podemos deixar de celebrar. Este Conselho tem autonomia e exerce sua função em nome da sociedade e suas diretrizes estão fincadas no interesse público. Eu acredito nos conselhos e tenha a exata certeza que o prefeito tem um carinho especial por este órgão para a melhoria da Educação”, destacou o secretário.

O Conselho Municipal de Educação é formado por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada. Os membros empossados nesta quinta-feira foram escolhidos no dia 19 de dezembro através de indicação de cada órgão ou associação representada no CME, sendo cinco titulares e seus respectivos suplentes.

Maria Lindalva Batista foi a primeira integrante a ser empossada recebendo das mãos do secretário Geraldo Castro o certificado de posse. Ela representa a Câmara de Vereadores e também é membro da União dos Conselhos Municipais de Educação. “É um motivo de honra participar desta solenidade e também é uma grande missão representar a Câmara neste órgão. Uma das funções de grande importância do conselho é o acompanhamento das políticas públicas”, comentou.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Ricardo Diniz, ressaltou o caráter de parceria do CME com o trabalho do parlamento municipal. Ele explicou que o conselho traz informações importantes e necessárias para que a o Legislativo não cometa erros e fiscalize de com maior eficiência.

“Lembro o trabalho que a Câmara fez no ano passado diante da denúncia de estudantes que merendavam café com farinha em uma escola comunitária. A Câmara foi ao local e constatou que não havia culpa da Prefeitura, os recursos estavam sendo repassados, mas faltava um planejamento dessa escola e o Conselho é um aliado importante nesse processo”, comentou o vereador.

A mesa de posse foi presidida pelo secretário Geraldo Castro representando o prefeito ao lado dos vereadores Ricardo Diniz (presidente da Comissão de Educação da Câmara), Pavão Filho (membro da Comissão de Educação da Câmara), Estevão Aragão (membro da Comissão de Educação da Câmara); o presidente do CME, Roberto Mauro Gurgel; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos Ramos; e a presidente do Sindieducação, Elizabeth Castelo Branco.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais Márcio Jerry (Comunicação), Rodrigo Maia (Meio Ambiente), Antônio Araújo (Urbanismo e Habitação), Márcio Jardim (Articulação Institucional), Kariadne Maia (adjunta de Ensino da Semed); e a vereadora Helena Duailibe.

 

MEMBROS EMPOSSADOS

 

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Titular: Maria Lindalva Batista

Suplente: Deusa Maria Barros Guimarães

 

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

Titular: Elizabeth Ribeiro Castelo Branco

Suplente: Silvia Regina Souza Prazeres

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Titular: Hilda Helena Bastos Garcêz Ribeiro

Suplente: Magda Belo Matos

 

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS

Titular: Jacilene de Jesus Freitas

Suplente: Leliane Costa Andrade

 

SINDICATO DAS ESCOLAS PRIVADAS MUNICIPAIS

Titular: Isabela Rodrigues Costa Caracas

Suplente: Ingrid Gastal Grill

  • Compartilhe no Facebook

Acompanhe as notícias da Prefeitura nas redes sociais