Central de Licitações

São João no Bairro: Prefeitura de São Luís leva festança à Vila Embratel e Madre Deus

05/06/2023 18h15 - Atualizada em 15/06/2023 14h55

Os bairros Vila Embratel e Madre Deus receberam, no sábado (3) e no domingo (4), o encanto e a animação do São João no Bairro, promovido pela Prefeitura de São Luís.  Os moradores puderam desfrutar das festas que levaram muita alegria, música e as atrações tradicionais tão aguardadas neste período.

"Estamos descentralizando o São João, levando esta festa maravilhosa para diversas comunidades da nossa capital e possibilitando que todos tenham acesso à nossa cultura popular que é tão rica e diversa", disse o prefeito Eduardo Braide.

No sábado (3), na Vila Embratel, a festividade começou com uma belíssima apresentação do Boi Novilho Branco, manifestação que animou o público com um passeio musical apresentando toadas de todos os sotaques do bumba meu boi.

Em seguida, o Boi União da Baixada e o Boi de Nina Rodrigues encantaram o público com suas apresentações emocionantes, marcadas pela cadência dos tambores e pelas belas toadas que narram histórias e lendas.

"Estamos aqui hoje trazendo essa festa para o bairro Vila Embratel. É um circuito que leva cultura a vários bairros da nossa capital descentralizando a cultura no centro urbano e levando o melhor do nosso São João para diversas comunidades de São Luís, porque todos merecem prestigiar e desfrutar desse período tão amado por todos os maranhenses”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

O Sr. Guilherme Tel vai em todos os arrais da Prefeitura. O aposentado, que também é radialista, não parava de dançar em nenhuma das atrações.

“Eu não perco uma festa, aonde tiver São João eu vou. O São João de São Luís é o maior e o melhor do Brasil”, disse empolgado.

Moradora da comunidade, Mayara Sousa levou a filha, a pequena Maria Alice, para curtir a festa. “Trouxe a Maria Alice pro primeiro São João dela e eu to muito feliz em está em uma festa que é pra toda família, e o melhor, bem pertinho de casa”, disse a dona de casa.

Madre Deus

No domingo (4), foi a vez do bairro Madre Deus se tornar palco do espetáculo junino. No Largo do Caroçudo, os moradores e visitantes se reuniram para celebrar o São João em grande estilo.

O prefeito Eduardo Braide falou com a população presente e garantiu que o São João vai continuar na comunidade.

“Madre Deus é o berço da cultura da nossa cidade e do Maranhão, e não poderia ficar com esse projeto só um dia porque o São João, além da cultura e da alegria, também é renda e geração de oportunidade, e nos próximos sábados, a festa continua aqui na comunidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A festa começou com o Boiadeiro Furacão Country, trazendo elementos do estilo country, em uma apresentação empolgante. A CIA Baruk do Mará também brilhou com sua performance cheia de talento e graciosidade. Fechando com chave de ouro o Boi Upaon Açu e o Boi da Maioba, dois renomados grupos de bumba meu boi do Maranhão, encantaram a plateia com sua maestria e tradição.

“O Boi Upaon Açu vai fazer 30 anos e é uma satisfação enorme comemorar essa história em cima do palco levando alegria aqui na Madre Deus, o bairro mais cultural de São Luís”, frisou o cantor do Boi Upaon Açu, Giovani Frazão.

A iniciativa da Prefeitura de São Luís em levar o São João para os bairros fortalece a valorização das raízes culturais maranhenses e proporciona momentos de lazer e entretenimento para a população local.

A festividade promove a inclusão social, aproximando as comunidades e difundindo a tradição do São João, que é um dos maiores símbolos culturais do estado.

Dona Maria Cutrim, de Recife, mora na Madre Deus há 10 anos e estava na comunidade com a família prestigiando a festa.

“Estou aqui com minha filha e minhas netas e a festa está linda. O São João de São Luís não tem igual, é maravilhoso”, declarou empolgada a aposentada de 60 anos.

Além disso, a festa garante renda extra a todos os vendedores do entorno e vendedores ambulantes, como é o caso da Geisa Santos, mãe de dois filhos e grávida de dois meses, que aproveitou o movimento do São João para ganhar uma renda extra.

“O prefeito está de parabéns por ter feito o São João nos bairros, ajudando as comunidades e as pessoas que trabalham informalmente. Está sendo muito bom para todos nós”, agradeceu a vendedora que sustenta os filhos vendendo salgados e batata frita.

A Prefeitura de São Luís garante a segurança da população e a organização dos eventos mantendo as equipes de agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus) e outros serviços considerados essenciais, trabalhando do início ao fim de todas as festas.

O CTA Na Rua também está presente nos eventos. As equipes que fazem parte da Secretaria de Saúde (Semus) realizam a distribuição de preservativos, orientações e a realização de testagens para ISTs, a fim de identificar possíveis casos para que seja feito o acompanhamento.

Estiveram presentes no arraial dos bairros, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário municipal Carlivan Braga, (Semeped); o secretário adjunto de Cultura, Henrique Almeida; e o deputado estadual, Fernando Braide (PSC).