Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide abre oficialmente o “São João de São Luís” 2023 com arraial na porta da Prefeitura

03/06/2023 14h36 - Atualizada em 14/06/2023 17h47
Secom

A frente da Prefeitura de São Luís se transformou em um grande arraial na noite de sexta-feira (2), quando o prefeito Eduardo Braide deu início às festas juninas de 2023 na capital. O público que lotou a avenida Pedro II pôde dançar e se divertir com as apresentações de grupos de bumba meu boi de sotaques variados. A festa deu aos presentes uma mostra do que será o “São João de São Luís” 2023, evento que vem cheio de novidades. 

“Este ano teremos mais de 200 atrações locais que se apresentarão durante nosso São João que se estenderá até o mês de julho. Além disto, o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, terá muitas novidades, como o barracão do reggae. Também seguimos com o São João no Bairro, que já começou e, para dar o pontapé inicial desta grande festa preparada para nossa população e nossos visitantes, na porta da Prefeitura, que está em sua segunda edição este ano. Então, estamos levando esta alegria do São João a todos os cantos da nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de secretários municipais.

A noite começou com o Boi de Santa Fé (baixada), seguiu com as apresentações dos bois de Morros (orquestra), Maracanã (matraca) e Barrica. O tambor de crioula e o grupo de cacuriá que estavam na programação não se apresentaram devido às chuvas intensas que caíram no início da noite.

“Quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide que tem nos ajudado muito, nos prestigiado sempre. Isso é muito importante para nossa cultura”, disse o mestre Zé Olhinho, amo e cantador do Boi de Santa Fé.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou que o prefeito Eduardo Braide preparou uma festa para encantar os moradores de São Luís e visitantes para que possam vivenciar o melhor do São João.

“É a nossa maior festa e a abertura oficial dá uma mostra do que vem por aí. Desde maio estamos levando os festejos aos bairros, repetindo o sucesso que foi ano passado. Temos ainda o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, no qual prestigiaremos, mais uma vez, nossas manifestações locais, integrando todo este segmento que faz com que vivenciemos este universo de manifestações culturais que é tipicamente nosso”, disse o titular da Secult.

Turismo em alta

A beleza, riqueza e diversidade da cultura popular de São Luís atraiu o casal Paulo e Roberta Freitas, de Belo Horizonte.

“Eu vi pela mídia que São Luís tem o melhor São João do Brasil, então viemos passar estes dias aqui e aproveitar”, disse Paulo. “Festa junina sempre foi minha festa predileta e agora estamos aqui para conferir a de São Luís e estamos gostando muito, tudo muito lindo”, disse Roberta.

“Estou achando tudo tranquilo, maravilhoso, uma festa muito linda. Primeira vez que participo e levo uma recordação única. Parabéns São Luís”, disse a turista Natércia Rodrigues, de São Paulo.

Estrutura e decoração

Como no ano passado, a decoração e a infraestrutura montados pela Prefeitura de São Luís para o evento foram pontos de destaque na noite de abertura. A fachada ricamente decorada com testeiras de chapéus usados por integrantes de bumba meu boi fizeram uma combinação harmônica com as fitas que desciam das janelas do Palácio La Ravardière. Também não faltaram os tradicionais balões de São João. Tudo muito colorido e alegre, como são as festas juninas de São Luís.

Para que os grupos pudessem se apresentar e o público tivesse uma visão privilegiada das manifestações, foram montados dois palcos, sendo um para os músicos e outro para os integrantes evoluírem suas coreografias. Uma estrutura de som e luz completou a parte de infraestrutura.

Para idosos e pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Luís disponibilizou cadeiras próximas ao palco. Um intérprete de Libras esteve presente durante todo o evento, fazendo a tradução das toadas para o público, garantindo, assim, mais inclusão e acessibilidade.

“Eu estava na expectativa para este arraial aqui na Prefeitura porque sei que tudo é bem organizado, com lugar para sentar e ver de perto os grupos de boi, que adoro. Já sou idosa e nós idosos precisamos deste tipo de cuidado que a Prefeitura tem com a gente”, observou a aposentada Clézia Salazar. 

Comércio e serviços

O “São João de São Luís” movimenta toda uma cadeia da economia criativa e do comércio, levando renda extra ou aumentando o faturamento de quem trabalha neste período festivo. É o caso do vendedor ambulante Dorivaldo Coimbra.

“O São João é uma época que influencia muito no nosso trabalho, então, só temos a agradecer à Prefeitura por esta festa e fazer com que nós vendedores ambulantes possamos garantir uma renda a mais no nosso orçamento”, disse o comerciante, que vende brigadeiros.

A fotógrafa Juliane Galvão esteve no arraial na porta da Prefeitura e aproveitou a oportunidade para se divertir e, ao mesmo tempo, trabalhar.

“Eu como ludovicense estou muito animada e esta programação está demais, resgatando muito nossa cultura. Esta abertura que a Prefeitura fez foi linda e vim também para fotografar, registrar um pouco mais da nossa festa”, destacou a fotógrafa. 

Para garantir que tudo ocorresse da forma como foi planejado, a Prefeitura de São Luís manteve equipes de agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus) e outros serviços considerados essenciais para o funcionamento do evento.

Estiveram presentes ao arraial na porta da Prefeitura os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Saulo Santos (Setur), Mariana Miranda (Semad), Carolina Marques Salgado (Semed), David Col Debella (Semosp), Verônica P. Pires (Semispe), Romário Barros (Semdel), Nirvana Anchieta (Semsa), Karla Lima (Semmam) e o vereador Marlon Botão (PSB).

Confira abaixo como foi a transmissão completa da abertura do São João de São Luís! 

OUTRAS NOTÍCIAS