Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide recebe presidente nacional do Sebrae e renova parceria para o programa Cidade Empreendedora

02/06/2023 16h18 - Atualizada em 14/06/2023 17h47

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhado do presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, de dirigentes do órgão no Maranhão, de autoridades do Município e representantes de instituições parceiras, assinou a adesão de mais um ciclo do programa Cidade Empreendedora. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (2), no auditório da Prefeitura de São Luís.

Na ocasião, o gestor municipal destacou que, com o sucesso no primeiro ciclo executado pela gestão municipal, o programa vai continuar gerando um ambiente favorável aos pequenos negócios e criando oportunidades de desenvolvimento local por meio do empreendedorismo.

“O Sebrae tem grande atuação no desenvolvimento do Município para melhoria do ambiente de negócios e incentivo ao empreendedorismo. Eu, enquanto prefeito, sempre levantarei a bandeira do Sebrae pela sua importância e por viver no dia a dia e na prática os resultados que a parceria com o Sistema S possibilita e essa parceria vai continuar incentivando as pessoas que querem empreender na cidade de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, explicou que a parceria do Sebrae com a Prefeitura de São Luís será de grande importância e servirá como modelo para outras cidades do país, assim como, incentivar outras cidades do Maranhão a aderirem ao programa Cidade Empreendedora.

“Esse é um momento importante para São Luís e um bom exemplo para o Brasil. Nós chegamos a quase três mil municípios e os resultados são extremamente animadores e aparecem claramente nas pesquisas econômicas. E a minha vinda aqui em São Luís é para trazer a ampliação desse programa tão importante. A vida pulsa nas cidades e nos municípios, e é imprescindível que busquemos avançar em diversas frentes para promover uma vida melhor e de mais desenvolvimento para todos os cidadãos”, enfatizou o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.

Nova fase

A Prefeitura de São Luís aderiu ao programa desde sua primeira edição no Maranhão. Agora, adere ao novo ciclo adquirindo um pacote diferenciado, denominado ‘Cidade Empreendedora Ouro’, que proporciona um eixo de atuação personalizado, onde o Sebrae executará soluções empreendedoras de acordo com a demanda do Município, seguindo as prioridades do plano de gestão municipal.

Em São Luís, os números são muito positivos, a partir da adesão ao programa que ocorreu em 2021. Após isso, em 2023, a capital maranhense foi reconhecida como a segunda cidade mais empreendedora do Nordeste e a 27ª no Brasil pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

No ranking das cidades do Nordeste, São Luís fica atrás apenas de Aracaju (SE) e abaixo da capital maranhense estão Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente. No ranking nacional, a capital maranhense ocupa a 27ª colocação. O programa Cidade Empreendedora, em seu último ciclo, beneficiou 70 municípios maranhenses, e agora a estimativa é de 100 municípios aderirem ao programa.

O presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), Felipe Mussalém, destacou que a parceria firmada com o Sebrae traz inúmeros benefícios para a gestão municipal, impactando positivamente diferentes áreas da administração.

"Essa colaboração contribui de forma significativa para o desenvolvimento da cidade. Estamos trabalhando em conjunto e beneficiando diversas pastas da gestão municipal, alavancando o potencial econômico e social de São Luís", ressaltou Felipe Mussalém.

Também estavam na solenidade de adesão, Emílio Murad, secretário da Semgov; Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/Ma; Kátia Bogéa, presidente da Fumph; presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz; Washington Oliveira, conselheiro TCE; Albertino Leal, diretor Sebrae/MA; presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso; além de autoridades e representantes de instituições parceiras.

O programa

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu Município. Atua junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento. São os eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e vetores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.

Resultado do programa Cidade Empreendedora em São Luís

- 720 pessoas capacitadas

- 6.020 pessoas atendidas nas salas do empreendedor

- 500 estudantes da Educação de Jovens e Adultos capacitados em empreendedorismo