Central de Licitações

Prefeitura de São Luís inicia formação com novos professores contratados que atuarão nas escolas municipais

01/06/2023 22h12 - Atualizada em 14/06/2023 16h04

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, (1º), no Teatro da Cidade (Centro), a formação inicial aos novos professores contratados pela rede municipal de ensino.

O primeiro grupo é formado por 260 profissionais da educação que atuarão nas áreas da Educação Infantil, nas turmas de creche e infantil e também no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, língua inglesa, ciências, história, geografia, arte, ensino religioso, educação física, educação especial e filosofia. Os profissionais da educação que já estarão nas escolas a partir desta sexta-feira (2).

O prefeito Eduardo Braide, ao lado da secretária de Educação, Caroline Marques, e da secretária de Administração, Mariana Miranda (Semad), deu as boas-vindas aos novos professores e garantiu que todos os esforços para melhorar a educação de São Luís já estão sendo feitos.

“Uma felicidade participar deste momento, eu fiz questão de estar aqui pessoalmente para ter esse primeiro contato com vocês e para reforçar a importância que vocês terão em relação à educação de São Luís. Na pandemia nós fomos referência na campanha de vacinação e agora eu quero que São Luís seja referência na educação. Enquanto prefeito, meu compromisso é me dedicar ao máximo, junto com toda nossa equipe, para que a gente possa melhorar os indicadores da educação de São Luís e dar uma educação de qualidade aos nossos alunos e eu conto com a dedicação de todos vocês’, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A capacitação dos novos professores é uma medida importante para garantir que eles estejam preparados para enfrentar os desafios do ambiente educacional, oferecendo um ensino de qualidade aos estudantes. Durante a formação, os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade da rede municipal com apresentação dos números feitos pela Semed, bem como, adquirir novos conhecimentos pedagógicos e compartilhar experiências que possam ser aplicadas nas escolas municipais.

“Dia de celebrar mais uma conquista para a educação de São Luís. Realizamos hoje o primeiro encontro formativo. São 611 novos professores que a partir de hoje passam a integrar nosso corpo de educadores para reforçar e avançarmos ainda mais na educação da nossa cidade. Vamos continuar trabalhando todos os dias pela reconstrução da educação de São Luís”, declarou a secretária de Educação Caroline Marques.

Equipamentos

Além do investimento na formação dos professores, o prefeito Eduardo Braide demonstrou seu compromisso com a valorização da educação ao fornecer kits de materiais para os docentes. Os kits incluem itens essenciais, como calendário escolar, apagador, pincéis, canetas, pasta e marcador, que auxiliarão os professores em suas atividades diárias em sala de aula.

Além disso, o prefeito Eduardo Braide anunciou a distribuição de Chromebooks para todos os professores contratados. Esses dispositivos tecnológicos serão fundamentais para melhorar o planejamento das aulas e fortalecer o trabalho diário dos docentes. Os Chromebooks oferecem acesso a uma variedade de recursos educacionais on-line, permitindo que os professores encontrem materiais didáticos, atividades interativas e outras ferramentas que possam enriquecer as aulas e engajar os alunos. Essa iniciativa tem como objetivo garantir que os professores tenham as ferramentas necessárias para o bom desempenho de suas funções, contribuindo para um ambiente propício à aprendizagem.

O professor de língua portuguesa, Jefferson Botão, reconhece a importância da formação para alinhar os objetivos pedagógicos da rede municipal de ensino.

“É de suma importância esse primeiro momento para que todos nós docentes possamos compreender qual é a proposta pedagógica da rede de ensino, e estar dentro de sala de aula trabalhando alinhado com essa proposta”, disse.

“Nesse momento damos início a uma nova etapa na educação municipal. Vamos assumir a sala de aula capacitados para prestarmos um serviço relevante para nossas crianças e adolescentes”, reforçou o professor dos anos iniciais, José Ribamar Gusmão.

Também estavam presentes na formação, a secretária adjunta de educação, Gusmaia Mousinho; e o secretário-adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy.

Processo seletivo 2023

A Semed realizou o seletivo dos professores por meio da Fundação Sousândrade. Foram aproximadamente 11 mil professores inscritos e mais de 2 mil classificados para o preenchimento de 786 vagas nas escolas municipais.

No dia 9 de maio, 611 professores foram convocados e entraram em processo de contratação. Nesta primeira formação, participaram os primeiros 260 professores que já estarão nas escolas municipais a partir desta sexta-feira (2). A Semed já montou um calendário com as demais etapas de formação por grupo de professores, até a totalização de todos os convocados e o atendimento de todas as demandas pedagógicas da rede municipal de ensino.