Central de Licitações

Prefeitura de São Luís e parceiros abrem inscrições para o programa Canteiro Escola

25/01/2023 16h49 - Atualizada em 02/02/2023 18h29

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) abriu, nesta terça-feira (24), as inscrições da 2ª edição do programa Canteiro Escola.

Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro, no endereço eletrônico onde também está disponível o edital do certame. Estão sendo ofertadas 30 vagas para pintor de obras imobiliárias e 30 vagas para pedreiro de revestimento.

O programa Canteiro Escola tem o objetivo de capacitar mão de obra para a construção civil, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade social e busca a conservação dos bens culturais protegidos por lei. A iniciativa oferece aos alunos benefícios como bolsa auxílio de R$ 300,00, alimentação, transporte e fardamento.

"Depois do sucesso da primeira edição do programa Canteiro Escola, onde recuperamos o Mercado das Tulhas, a gestão do prefeito Eduardo Braide e os parceiros Sinduscon e Sistema Fiema lançam o segundo edital do programa, que está com inscrições abertas. As pessoas que forem selecionadas vão contribuir com a recuperação do nosso patrimônio, que é Mundial, bem como se capacitar para cuidar deste patrimônio por meio dos cursos de pintor de obras imobiliárias e pedreiro de revestimento. Após a capacitação teórica e prática, os alunos receberão o certificado", frisou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Podem se inscrever no seletivo candidatos a partir de 18 anos que tenham cursado o Ensino Fundamental. O candidato deverá anexar no site de inscrição os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; comprovante de endereço; histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental; telefone celular. Outras informações podem ser acessadas no edital, que está disponível no mesmo endereço eletrônico para as inscrições.

Após a divulgação da lista de convocados, será necessário comparecer na sede do Sinduscon (Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, 4º andar, Ed. Albano Franco, Bequimão). O candidato irá passar por entrevista social, que será de caráter eliminatório. Os interessados só poderão se inscrever em apenas uma opção de curso, pois as aulas serão ministradas no mesmo horário.

Programa

A segunda edição do programa Canteiro Escola executará as obras de recuperação das fachadas do Palácio do Comércio (antigo Hotel Central), sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), e do Palácio Arquiepiscopal, que abriga o Museu de Arte Sacra, localizados à Av. Pedro II, núcleo fundacional de São Luís e integrante da área declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Mundial.

A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico foi a responsável por elaborar os projetos e especificações dos serviços necessários para a intervenção nas fachadas dos dois imóveis e conseguiu a parceria do Sinduscon-MA e do Sistema Fiema para realizar as obras, por meio do programa Canteiro Escola, em sua segunda etapa.

A primeira edição do programa ocorreu no segundo semestre de 2021 e recuperou as fachadas externas do Mercado das Tulhas, no bairro Praia Grande. Esta segunda etapa está prevista para acontecer entre os meses de fevereiro a dezembro de 2023.