Central de Licitações

"São João no Bairro" alegra moradores das comunidades Estiva e Cidade Olímpica

20/06/2022 17h12 - Atualizada em 28/06/2022 09h10

A Prefeitura de São Luís levou mais uma edição do “São João no Bairro'', neste fim de semana, desta vez às comunidades Estiva e Cidade Olímpica que receberam atrações diversificadas nos dois dias de muita festa junina. O prefeito Eduardo Braide esteve presente nas comunidades e reforçou a alegria de poder levar a festa para diversos bairros da capital.

"É uma felicidade podermos trazer o São João para os bairros e comunidades da nossa cidade, prestigiando nossa cultura e descentralizando as apresentações, possibilitando, assim, que as famílias possam se divertir perto de suas casas, com mais conforto e segurança”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide.

No sábado (18), a população da Estiva se divertiu ao som da quadrilha Flor do Amor, que abriu a festa. O grupo, que faz 40 anos de atividade este ano, nasceu na comunidade. O Boi de Sonhos entrou em seguida e pintou de verde e branco o palco da Estiva fazendo a comunidade dançar ao ritmo do sotaque de orquestra. Com 27 anos de fundação, tem sede no bairro São Cristóvão.

A dança cigana Coração Cigano foi a terceira atração da noite e trouxe muita sensualidade. O grupo, que explora tanto o ritmo cigano como o árabe, já tem 26 anos e nasceu em Paço do Lumiar. A Banda Pallace Show fechou as atrações com muito forró, xote e músicas juninas.

"Eu já moro na Vila Samara há mais de 14 anos e quando vi que teria arraial aqui na Estiva eu já trouxe minha mãe comigo para assistir às apresentações. Caminhamos uns 20 minutos até aqui e tá tudo muito lindo, o prefeito Eduardo Braide está de parabéns por lembrar das comunidades mais distantes do Centro e, quando meu esposo chegar de viajem, também quero ir com ele na Praça Maria Aragão", disse a paraense e servidora pública, Ruth Trindade.

Também estiveram presentes nesta edição do “São João no Bairro”, a vice-prefeita, Esmênia Miranda e os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult) e Henrique Almeida (adjunto da Secult), Diego Baluz (SMTT) e o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

Cidade Olímpica

No domingo, foi a vez da Cidade Olímpica receber a festa e lotar o arraial. A comunidade compareceu em peso e entrou na dança com o Boi Brilho da Ilha (sotaque de orquestra), cacuriá mirim Rabo de Saia, quadrilha Império Nordestino e dança do boiadeiro Gaúcho Negro. O fechamento da noite ficou por conta do bumba meu boi Lendas e Magias (sotaque de orquestra).

Um diferencial das festas do “São João no Bairro” são os personagens Catirina e Pai Francisco, representados pelos atores Tedd Mac e Ana Macedo. Os artistas animam os intervalos entre as atrações e interagem com a comunidade. Além disso, todos os arraiais promovidos pela Prefeitura, contam com intérprete de Libras.

Programação

As próximas apresentações do “São João no Bairro” serão na Madre Deus, Ilhinha, Vila Luizão e Cohatrac, nos dias 24, 25, 26 e 28, respectivamente.

Os eventos, assim como em todos os arraiais promovidos pela Prefeitura de São Luís, contam com apoio de profissionais que garantem toda a organização e segurança da população, como as equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza.