Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide entrega reforma da Ala C do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II)

19/01/2022 13h40 - Atualizada em 21/03/2023 16h19
Secom

Avançando com as políticas de reestruturação da rede municipal de saúde, o prefeito Eduardo Braide entregou, na manhã desta quarta-feira (19), a Ala C do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), totalmente reformada. O setor há 10 anos não recebia reparos estruturais. Com isso, os pacientes ortopédicos atendidos no setor terão mais conforto enquanto estiverem internados na unidade. Todo o Socorrão II passará por obras de reestruturação.

“Desde o início da nossa gestão, temos realizado diversas melhorias no Socorrão II, como a troca de mobiliário, a entrega de novos equipamentos, a humanização do atendimento e a modernização da estrutura física. Estamos entregando hoje a Ala C totalmente reformada para que os pacientes, que já vão vir hoje ainda pra cá, tenham um atendimento mais digno e com mais conforto. Também estamos reformando o Centro Cirúrgico e vamos ampliar para outros setores. E todo este trabalho está sendo feito sem interromper os atendimentos. Desta forma, o Socorrão II, que já é referência no atendimento ortopédico será também um dos hospitais mais modernos do Maranhão”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís; Marlon Botão (PSB) e Rosana da Saúde (Republicanos).

A Ala C é destinada para o atendimento de pacientes ortopédicos. O setor conta com 31 leitos distribuídos em 8 enfermarias com banheiros exclusivos, além de mais um banheiro para uso pelos pacientes, sala de prescrição e posto de enfermagem. A unidade também recebeu macas novas, poltronas para uso dos acompanhantes, novos suportes para soro, cardioversor e carro de emergência.

As obras incluíram a troca das portas das enfermarias e banheiros, troca das esquadrias, adequação do posto de enfermagem, climatização das enfermarias, aplicação da rede de gases medicinais, execução de novas instalações elétricas, execução de novo projeto luminotécnico, revisão da cobertura, execução de novas instalações hidrossanitárias, implantação de novo protocolo de humanização e adequação do revestimento das enfermarias e corredores às especificações exigidas por norma.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que desde o início da gestão Eduardo Braide já foram feitas cerca de 20 entregas.

“Começamos o ano de 2022 trabalhando ainda mais pela saúde de nossa cidade, e a reforma da Ala C do Socorrão II é uma demonstração disto. Além deste setor, estamos reformando o Centro Cirúrgico e continuaremos com a entrega de equipamentos novos e mais modernos a fim de oferecer serviços com mais qualidade. Ainda temos muito desafios pela frente, e não nos faltará disposição e coragem para oferecer uma saúde mais digna aos ludovicenses”, afirmou.

O Socorrão II é unidade de referência do Município em atendimento em traumatologia, ortopedia, vascular, cirurgia geral e terapia intensiva adulta. O hospital é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia, sendo considerado referência, também, nesta especialidade, além das habilitações de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II adulto e cirurgias ortopédicas.

De acordo com a diretora do Socorrão II, Manuela Veiga, a Ala C do hospital apresentava desgastes significativos.

“Estávamos com a estrutura física, elétrica e hidráulica comprometidas, os mobiliários não tinham mais condição de uso e eram desconfortáveis para os pacientes e acompanhantes. Os banheiros estavam inadequados para prevenção de quedas, além da ausência de sinalização dos setores e climatização. Agora, nossos pacientes podem ver a nova realidade do local”, informou.

Uma das funcionárias mais antigas da unidade, a técnica de enfermagem, Dalva Braga, 67 anos, que trabalha no Socorrão II há 26 anos, falou da felicidade com a entrega da obra.

“Esse é um sonho de todos os funcionários que está sendo realizado hoje. As enfermarias não tinham mais condições de receber os pacientes. O espaço era abafado e quente e os ventiladores incomodavam por causa do barulho. Agora ficou tudo ótimo, mais confortável. Está de alto nível”, comentou.

Serviços humanizados

A reforma não só contemplou todos os reparos necessários como trouxe mais humanização para todo o espaço, conforme o manual elaborado pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). Isso proporcionou um ambiente mais agradável e seguro para os pacientes e para toda a equipe de saúde.

Uma das preocupações da Prefeitura de São Luís foi a elaboração de um projeto de humanização arquitetônica para a Ala C do Socorrão II, por meio da Semispe, que compreende o uso de cores específicas que visam facilitar a setorização e o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente hospitalar.

A Prefeitura de São Luís também está executando a reforma no Centro Cirúrgico que vai ampliar a capacidade de atendimentos. O setor está recebendo instalação de focos cirúrgicos, aplicação de pintura epoxi, troca de portas, revisão e adequação das instalações elétricas e hidráulicas e instalação de piso vinílico.

Equipamentos

A unidade recebeu, recentemente, sete carros de anestesia, da marca MINDRAY, modelo WATO EX35. O carro de anestesia é ideal para procedimentos que necessitam de intervenção cirúrgica por períodos prolongados, pois evita situações de estresse ou fadiga desnecessária. Com um menu facilitado e de fácil ajuste, o novo WATO EX-35 torna a rotina muito mais dinâmica e tranquila.

Os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; e de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; e o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior, também acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a entrega.

OUTRAS NOTÍCIAS