Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeito Eduardo Braide leva primeira noite de apresentações do “Natal no Bairro” para o Quebra-Pote, Zona Rural de São Luís

05/12/2021 11h13 - Atualizada em 07/12/2021 21h34
Secom

Um espetáculo de música, dança, muita alegria e sorriso no rosto. Assim foi a primeira noite do “Natal no Bairro”. A bordo do Trio da Esperança, o prefeito Eduardo Braide esteve no Quebra-Pote, Zona Rural de São Luís, com uma programação repleta de atrações culturais e boas notícias para a comunidade. O objetivo da iniciativa, que integra o “Natal da Esperança”, é descentralizar as atrações do período natalino para diversos bairros, espalhando o espírito natalino por toda a capital.

“Estou tendo a felicidade de iniciar a programação do “Natal no Bairro” aqui no Quebra-Pote, na nossa Zona Rural. Este ano vamos comemorar o Natal de São Luís junto com as comunidades, levando programação cultural gratuita para perto das casas da nossa população. Ao longo de dezembro seguiremos com o nosso trio da esperança, levando toda a magia desta época tão especial para diversos bairros de São Luís”, disse o prefeito Eduardo Braide durante a abertura da programação.

Além da programação cultural, o prefeito Eduardo Braide anunciou três boas notícias para a comunidade.

“Nos próximos dias vamos realizar a entrega de cestas de alimento para as famílias do Quebra-Pote que estão passando dificuldades por causa da pandemia. Também vamos fazer a entrega de uma fábrica de gelo para melhorar o trabalho dos pescadores e vamos atender a uma demanda de anos da comunidade: o asfalto das ruas”, informou.

As notícias agradaram quem estava na Praça Maria Domingues Lima, no Quebra-Pote, onde aconteceram as apresentações. A programação natalina no bairro começou com o desfile do Trio da Esperança, que percorreu a Avenida Principal, chamando a atenção de todos com a beleza das suas luzes ao longo do trajeto.

Trio da Esperança

Decorado especialmente para os desfiles que fará pelas ruas dos bairros que receberão a programação, o Trio da Esperança seguiu pela Avenida Principal do Quebra-Pote tendo a bordo o prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide, além da trupe da Companhia Doce Natal, que fez a animação no percurso.

Durante o trajeto, os moradores eram convidados a irem até a Praça Maria Domingues Lima, onde foi montada toda uma estrutura para receber a comunidade e as atrações da noite. Foram disponibilizadas cadeiras para que as pessoas pudessem assistir às apresentações com conforto. Também foram disponibilizados banheiros químicos e todos os cuidados sanitários. A praça foi especialmente decorada incluindo, é claro, uma árvore de Natal.

Na Praça, a comunidade aguardava ansiosa, mas antes do início das apresentações foi lido um texto com a mensagem da Prefeitura de São Luís. Um pedido para que todos mantenham viva a esperança de que dias melhores virão após todas as dificuldades enfrentadas por todos nos últimos tempos.

Doce Natal

A Companhia Doce Natal subiu ao palco com atores caracterizados de diferentes tipos de doces e outros personagens do período natalino, como o Papai Noel, árvore de Natal, renas, entre outros, alegraram crianças e adultos com uma apresentação lúdica e cheia de magia.

Durante a apresentação, as crianças foram convidadas a subir no palco. A disputa foi grande, pois todas queriam se divertir bem perto dos personagens como Déricka Lauane, 8 anos. “Foi muito legal brincar e dançar com eles no palco. Tomara que eles venham de novo”, disse a menina.

Natalina da Paixão

Depois da apresentação lúdica da Companhia Doce Natal foi a vez do espetáculo Natalina da Paixão. O auto apresentado pela Companhia Barrica é um musical envolvendo rituais, danças e ritmos dos festejos de Natal, Dia de Reis e da Quaresma.

As canções versam sobre o nascimento de Jesus, a luz que o Deus-menino representa para o mundo, a dádiva da vida e a importância do perdão, o partilhar do pão entre irmãos, a sagrada Palavra, o amor e carinho entre outros temas.

A poesia e beleza do espetáculo emocionou muitos dos presentes. “Foi uma apresentação muito bonita. Eu gostei muito. Nunca havia tido algo assim no Quebra-Pote. É importante para as comunidades receberem esses espetáculos porque não é todo mundo que pode sair do seu bairro para assistir às apresentações no Centro”, disse a dona de casa Nazaré Silva, 29 anos.

Quem também se emocionou com a apresentação foi a aposentada Joana Silva, 70 anos. “É muito importante comemorar o Natal, refletir sobre a fé e a esperança. Por isso, quando soube que teria apresentações na praça fiz questão de vir. Foi tudo muito lindo”, comentou.

Chegada do Papai Noel

Terminadas as apresentações era a vez de um dos momentos mais aguardados pelas crianças que estavam na praça: a chegada do Papai Noel. Quando o Bom Velhinho chegou à Praça Maria Domingues Lima, dezenas de crianças correram em sua direção. Todos queriam abraçar, fazer fotos e, claro, seus pedidos de Natal.

Encerrando a noite com chave de ouro , uma queima de fogos encheu o céu do Quebra-Pote com um espetáculo de luzes e cores. A queima de fogos foi silenciosa para não incomodar, principalmente crianças pequenas, idosos, animais e pessoas com alguma sensibilidade sonora como as do espectro autista.

Natal no Bairro

A celebração do “Natal no Bairro” será realizada em diversas regiões de São Luís e contará com a presença do prefeito Eduardo Braide e diversas atrações com início sempre a partir das 17h. A segunda edição do evento acontece no bairro Cidade Operária, neste domingo (5).

O “Natal no Bairro” seguirá no dia 11 de dezembro para o Coroadinho (Viva Alto São Sebastião); 12 de dezembro no Cohatrac (Praça Nossa Senhora de Nazaré); 18 de dezembro na Ilhinha (Praça do Canteiro); 19 de dezembro no Anjo da Guarda (Praça da Ressurreição); 21 de dezembro na Vila Luizão (Praça Mairlon Aguiar Pires); encerrando no dia 23 de dezembro no Maracanã (Viva Maracanã).

Simultaneamente com as atrações do ‘Natal no Bairro’, a Prefeitura também realiza uma ampla programação natalina do ‘Natal da Esperança', no Circuito Centro de São Luís. Repleta de surpresas e muitas atrações, as ruas de Nazaré, Egito, Praça Benedito Leite, João Lisboa e Largo do Carmo, vão receber um espetáculo de luzes e cores, entre os dias 7 a 26 de dezembro.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide na primeira noite do “Natal no Bairro”, os secretários municipais de Cultura, Marco Dualibe; Comunicação, Igor Almeida; de Trânsito e Transportes, Diego Baluz; Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; os secretários-adjuntos de Turismo, Sabrina Martins; de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz. O vereador Marlon Botão (PSB) também acompanhou a programação.