Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeito Eduardo Braide entrega Ponto Limpo na região do Coroadinho

15/05/2021 16h49 - Atualizada em 18/05/2021 12h08

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem avançado no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos nos bairros de São Luís, desde o início do ano, com a  instalação de pontos limpos em áreas degradadas pelo acúmulo de detritos pela cidade. Neste sábado (15), foi entregue o 11º Ponto Limpo, desta vez na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho.

Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide destacou que o objetivo da instalação do Ponto Limpo é incentivar atitudes conscientes por parte da população.

“Infelizmente, temos muitas áreas degradadas nos bairros por causa do acúmulo indevido de lixo, mesmo com o trabalho diário realizado pelas nossas equipes de limpeza urbana. Por meio da ação Ponto Limpo, estamos mostrando à população que é possível, sim, acabar com os lixões que poluem nossos bairros, se houver cooperação e atitudes sustentáveis de todo mundo”, disse.

O novo Ponto Limpo fica entre as avenidas Sarney Filho e São José de Ribamar, na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho. O espaço que agora se assemelha a um jardim após ser totalmente limpo e revitalizado pela Prefeitura era usado para o descarte irregular de todo tipo de resíduo, de móveis sem uso a lixo doméstico, incluindo restos de alimentos, recicláveis e até mesmo animais mortos.

Zuíla Santos, que mora próximo ao local há 42 anos, disse que o Ponto Limpo representa mais bem-estar para a comunidade.

“Esse lixão que tinha aqui atraía  muitas baratas, ratos, moscas, além do mau cheiro. Agora a gente vai poder sair na porta de casa mais feliz porque não vai mais ver sujeira”, comentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Joabson Junior, frisou que a limpeza do local depende da população.

“A Prefeitura fez toda a limpeza da área, recupera o espaço e instala um Ponto Limpo, mas, se a população não cooperar, não será possível manter desta forma. Por isso, durante todo o processo de instalação do Ponto Limpo nossos agentes de limpeza conversam com a população, explicam a forma correta de descartar o lixo entre outras informações educativas”, explicou.

A meta é instalar pelo menos 100 pontos limpos em toda a cidade. O Ponto Limpo traz diversos impactos positivos para a área. O mais importante deles é o fim dos lixões nas vias públicas. Outra mudança importante é relativa à saúde pública, já que inibe que mosquitos vetores de doenças façam seus criadouros na área. Tem ainda a recuperação urbana do espaço, a melhoria visual da via e o impacto na educação ambiental da população.

O Ponto Limpo deste sábado, instalado na Vila São Sebastião, é o 11° espaço revitalizado em cinco meses da iniciativa, que já passou por vários bairros e se fará presente em outras dezenas ainda neste primeiro semestre de 2021, como prevê a Prefeitura de São Luís que, em paralelo, mantém regular o serviço de coleta domiciliar de lixo e conta com a colaboração de toda a população para a construção de uma cidade melhor.

O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; do presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; do vereador Daniel Oliveira (PL), do ex-vereador Nato, de lideranças e moradores da comunidade.