Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão especial de transporte da Prefeitura de São Luís. O benefício é destinado aos trabalhadores que estão desempregados e que não estejam recebendo seguro-desemprego. Tem objetivo de oferecer acesso gratuito ao transporte por 90 dias, conforme previsto na Lei Municipal nº 6.934, de 23 de novembro de 2021.

RETIRE O SEU CARTÃO CIDADÃO ATÉ O DIA 25/01/2022

Confira abaixo a lista dos usuários que precisam comparecer na Central de Atendimento do Cartão Cidadão até o dia 25 de janeiro de 2022 para:

Finalizar o seu cadastro e retirar o seu Cartão Cidadão, ou;
Retirar o seu Cartão Cidadão caso já tenha finalizado o seu cadastro.

Local: Terminal de Integração da Praia Grande, na Central de Atendimento do Cartão Cidadão.

Atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h.

Inscrições Encerradas!

Retirar o seu cartão cidadão ficou ainda mais fácil!
Para realizar seu o cadastro basta preencher as informações solicitadas no formulário, enviar e quando o seu agendamento for realizado, levar presencialmente toda a documentação necessária.

Vídeo Tutorial

Documentos

Agendamento para retirada do Cartão Cidadão

Local: Terminal de Integração da Praia Grande na Central de Atendimento do Cartão Cidadão.

Agendamento para conclusão do cadastro no Cartão Cidadão

Local: Terminal de Integração da Praia Grande na Central de Atendimento do Cartão Cidadão.

Principais Perguntas

O benefício poderá ser solicitado por trabalhadores desempregados, que residam em São Luís, não estejam recebendo seguro-desemprego e que não possuam nenhum outro tipo de benefício de transporte municipal, como benefícios de gratuidade ou meia passagem.

Os candidatos deverão se inscrever no período de 2 até 23h59min do dia 10 de dezembro de 2021, no site (botão CADASTRAR), https://saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/, ou presencialmente nos pontos de atendimento no terminal da Praia Grande na Central de Atendimento do Cartão Cidadão ou Multicenter SEBRAE de 8h às 17h. O candidato deverá preencher o formulário com as informações solicitadas e anexar a cópia dos documentos que comprovem as condições requeridas para acesso à gratuidade.

Poderá pleitear o benefício aquele que comprove o atendimento aos requisitos do Art. 2º do Decreto Nº 57.364, anexando os seguintes documentos legíveis, sob pena de indeferimento:

  • Carteira de Trabalho Digital (arquivo.pdf emitido pelo app Carteira de Trabalho Digital que pode ser acessado na loja de aplicativos do seu celular), ou cópia da Carteira de Trabalho, página com a foto (frente e verso) e a página da rescisão (frente e verso) ou do Termo de Rescisão Contratual.
  • Comprovante de residência, com data de postagem de, no máximo 90 (noventa) dias, antes da solicitação do benefício ou contrato de locação no nome do requerente. Caso não possua comprovante de endereço no próprio nome, deverá apresentar declaração de residência.
  • Documento oficial com foto, tais como: Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira Profissional emitida por Conselho de Classe; Carteira de Trabalho e Previdência Social, frente e verso; Passaporte ou Certificado de Reservista.

Os documentos exigidos deverão ser apresentados no ato do recebimento do Cartão Cidadão.

Os créditos de viagens, assim como o Cartão Cidadão terão prazo de validade de noventa dias, conforme previsto na Lei nº 6.934 de 23 de novembro de 2021.

Todas as linhas urbanas.

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