Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura de São Luís inicia Semana do Microempreendedor Individual

24/05/2021 19h04 - Atualizada em 26/05/2021 19h04
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), em parceria com a Associação Comercial do Maranhão (ACM/MA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA), deu início, nesta segunda-feira (24), à Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A ação integra as políticas públicas implementadas pelo prefeito Eduardo Braide para fomentar o empreendedorismo em São Luís. 

“Por conta da pandemia, muitos trabalhadores ficaram impossibilitados de trabalhar nas ruas ou perderam seus empregos. Este projeto integra ações de disseminação da cultura do empreendedorismo e fomento de negócios e ocorre em um momento propício para incentivar pequenos negócios e a economia do Município. O empreendedor da categoria MEI tem direito a vários benefícios previdenciários, como aposentadoria, licença maternidade e licença saúde”, disse o presidente da AMDES, Felipe Mussalém. 

O evento prossegue até a sexta-feira (28), com programação presencial que ocorre das 9h às 13h em três locais: na Associação Comercial do Maranhão (Centro) e nas salas do Empreendedor da Cohab e Anjo da Guarda mantidas pelo Município. Todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, limpeza das mãos e distanciamento social definidos pelas autoridades sanitárias estão sendo cumpridos. 

“Atualmente, temos em São Luís cerca de um terço dos microempreendedores individuais do estado do Maranhão. Este ano houve um aumento de 18% em relação ao ano passado. O apoio do Sebrae, juntamente com a Prefeitura de São Luís é importante para que esses negócios possam crescer e superar a crise”, disse o gerente da unidade Sebrae de São Luís, Mauro Formiga. 

Qualificação

A ação, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Município e o Sebrae, tem como objetivo oferecer qualificação para os microempreendedores individuais para que possam administrar melhor seus negócios, aumentar as vendas e aprimorar o atendimento. 

Constam da programação palestras, entrega de ferramentas práticas de gestão do pequeno negócio, oficinas, seminários e capacitações com temas relacionados às vendas, oportunidades, obrigações e benefícios do microempreendedor individual, vendas on-line e novas formas de pagamento, entre outros assuntos. 

As orientações e atendimentos também integram o programa Qualifica Feiras e Mercados, lançado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa), e que também tem como parceiros a Associação Comercial e o Sindicato dos Feirantes.