Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís firma acordo com a PRF para facilitar registros de acidentes de trânsito nas vias da cidade

Por Redação Agência (SECOM)

Os motoristas de São Luís que se envolverem em acidente de trânsito sem vítimas, nas vias da cidade, já podem registrar as ocorrências pela internet, por meio da Declaração de Acidentes de Trânsito (DAT). A opção é possível graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), firmada nesta segunda-feira (15), em ato realizado no Palácio La Ravardière.

Representando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, destacou a importância do acordo que beneficiará, principalmente, os cidadãos.

“Esta parceria traz muitos benefícios, possibilitando que questões de trânsito sejam resolvidas de forma muito rápida. Batidas simples, que normalmente causam transtornos no trânsito, com a possibilidade de resolução mais rápida, refletirão positivamente no tráfego, e o principal beneficiado será o cidadão, que ganhará celeridade”, ressaltou Esmênia Miranda.

A ferramenta, que pode ser utilizada quando houver até cinco veículos envolvidos no sinistro e não tiver provocado danos ao meio ambiente ou ao patrimônio público, pode ser acessada por meio do site da Prefeitura, onde poderá ser registrado o boletim eletrônico. Com a geração do documento, o motorista obtém uma Declaração Eletrônica de Acidentes de Trânsito (e-DAT), que substitui o boletim da delegacia e poderá ser utilizado para os diversos fins.

“Com esta ferramenta, não será mais necessário que o motorista envolvido em acidente vá até a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência. Se as partes se alinham, entram no site da Prefeitura e podem fazer o registro. Isto desburocratiza o atendimento e é o que a gestão municipal tem feito ao buscar parcerias com as mais diversas instituições que possam contribuir com o Município, como é o caso da PRF”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues.

O superintendente da PRF no Maranhão, Francinacio Medeiros, observou que a parceria do órgão federal com a Prefeitura de São Luís permitirá a prestação de um serviço importante para todos.

“O usuário terá seu atendimento agilizado, o Município ganha, pois economiza recursos, e a PRF poderá ter acesso a informações relevantes para a construção de políticas públicas, visando a redução de acidentes de trânsito”, pontuou o superintendente.

Ao acessar o sistema, o motorista terá de seguir alguns passos, entre os quais, responder ao formulário que traz perguntas sobre o local do acidente, se houve feridos, entre outros questionamentos. Segundo os órgãos responsáveis, as declarações estarão sujeitas à conferência para posterior liberação. O acordo de acesso ao sistema não inclui a ocorrência de acidentes em trechos de vias de responsabilidade do estado (Mas) ou da União (BRs) que passam pela capital, apenas nas vias de competência do Município.