Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide entrega nova U.E.B. Proteção de Jesus, na Zona Rural de São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide realizou, nesta quinta-feira (11), a entrega oficial da nova Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Proteção de Jesus, localizada na comunidade Mato Grosso, Zona Rural de São Luís.

A escola, fundada em 2002, havia recebido apenas reparos paliativos ao longo dos anos, mas agora passou por uma completa reestruturação. A reforma, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faz parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Importante neste dia entregar algo que transforma a vida das pessoas, que é uma escola nova. Na U.E.B. Proteção de Jesus, o que restou foram apenas o nome e o endereço, pois tudo é novo. Esta é a abordagem que adotamos em todas as unidades que entregamos, buscando transformá-las por completo. Este trabalho não para. Nos próximos dias, continuaremos entregando novas escolas na capital", ressaltou o prefeito Eduardo Braide, anunciando novas obras para a comunidade, entre elas, a instalação de nova iluminação de LED e mais asfalto para a região.

Durante o evento, o prefeito também destacou as recentes melhorias que estão sendo implementadas para os alunos de todas as escolas da rede municipal, incluindo refeições reforçadas com merenda em dobro, além de fornecimento de fardamento e kits escolares completos.

“Nós temos um prefeito determinado que trabalha incansavelmente para garantir educação de qualidade e a concretização dos sonhos e temos trabalhado diariamente para continuar concretizando esses sonhos e transformando a educação de São Luís. Estamos entregando uma unidade completa, com sala de recursos, equipamentos novos e tudo que as equipes pedagógicas e os estudantes precisam”, disse a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

Serviços

As intervenções na unidade incluíram renovação da estrutura do teto, forro, piso e paredes, pintura completa. Todo o prédio adaptado com acessibilidade; substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, além de todo o mobiliário e equipamentos novos. Destaque ainda para a instalação de ar-condicionado em todas as salas e refeitório e nova cozinha, que também ganhou freezer, fogão e outros equipamentos.

O secretário da Semosp, David Col Debella, expressou sua gratidão às equipes das secretarias de Obras e de Educação, que trabalham em colaboração e realizam levantamentos tanto de engenharia, quanto de necessidades pedagógicas, sempre obtendo sucesso em suas entregas.

"Assim que identificamos as necessidades da U.E.B. Proteção de Jesus, realizamos os levantamentos necessários e hoje vemos esse sonho se tornar realidade. É incrível chegar aqui nesta escola hoje e testemunhar a satisfação da comunidade, dos alunos, gestores, funcionários, desde o porteiro até a merendeira, de toda a comunidade escolar que realmente reconhece um trabalho inovador. Esse é nosso combustível, transformar e melhorar a vida das pessoas", pontuou.

Nova U.E.B

A U.E.B. Proteção de Jesus atende desde crianças de 3 a 5 anos, nos níveis Infantil I e II, até alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando 398 estudantes. Em uma solenidade repleta de histórias e agradecimentos, pais, alunos e equipes da escola se reuniram para receber com alegria a nova unidade.

“Eu não estou reconhecendo essa escola. Estudei aqui do 1º ao 9º ano e é difícil acreditar no que eu estou vendo. A escola está completamente nova. Deu até vontade de estudar de novo. É uma alegria grande ver que agora, a comunidade e meu filho vão poder usufruir de uma escola nova, bonita e segura”, contou a ex-aluna e autônoma, Helviane Brito Serejo.

“Chegar aqui e saber que nossos filhos estarão em uma escola segura, nova, dá um alívio e uma alegria muito grande. A comunidade está feliz e é só gratidão”, disse a dona de casa, Sara Silva Machado.

Para a professora Enimeyre Cavalcante, “a escola é um lugar de construção de afetividade, não só de conteúdo, mas de memórias afetivas. A gente quer agradecer muito. Nós, como professores, gostaríamos de agradecer de coração ao prefeito que, com essa entrega, nos oferece qualidade de vida e educação boa para os nossos estudantes, além de qualidade de trabalho também para nós professores. Muito obrigado”.

A cerimônia de entrega contou com as presenças de autoridades e membros da gestão municipal, incluindo  a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão; os secretários Diego Rodrigues (SMTT); Simão Cirineu (Seplan), Dilmar Araújo (Semsa); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; os vereadores Karla Sarney (PSD) e Chico Carvalho (Solidariedade); os suplentes de vereadores Barbosa Lages e Armando Costa, além de lideranças e moradores.