Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís promove programação no Hospital da Criança para conscientizar sobre autismo

Por Redação Agência (SECOM)

Como parte das atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está promovendo, no Hospital da Criança, uma série de atividades para divulgar informações sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão de pessoas autistas.

Pais e acompanhantes das crianças internadas e os pacientes estão participando de uma programação que destaca a importância de aceitar a neurodiversidade, além de repassar informações sobre as principais características das pessoas autistas, que em geral têm dificuldade de interação social e hipersensibilidade sensorial. Integram a programação a palestra “Conhecendo o mundo do Autismo” e uma sessão de cinema com filme sobre empatia, além de outras atividades.

A diretora do Hospital da Criança, Julieta Rocha, diz que a unidade está usando a arteterapia para despertar a aceitação.

“Queremos que o hospital seja um ambiente cada vez mais inclusivo, onde as pessoas autistas se sintam valorizadas e respeitadas em suas diferenças. Por isso, além de treinar as nossas equipes de trabalho, estamos envolvendo o público para que seja também acolhedor”, explica.

O Hospital da Criança possui a primeira Sala de Regulação Sensorial do Maranhão, estruturada para minimizar o desconforto que o ambiente externo pode causar e atender às necessidades sensoriais das crianças com TEA. O espaço tem mobiliário planejado, brinquedos específicos, luz reduzida e pouco barulho para proporcionar redução do stress e estimular o bem-estar dos usuários.